A Meteorologia é o estudo da atmosfera e dos fenômenos que nela ocorrem. Por voarem dentro da atmosfera terrestre os aviões são diretamente afetados pelos fenômenos meteorológicos.

A constante variação da temperatura, umidade e pressão da atmosfera, aliada à busca permanente da atmosfera por equilíbrio, tornam a meteorologia uma ciência complexa e, por vezes, difícil de se compreender. No meio disso tudo estamos nós, pilotos, que em nossos voos somos afetados pelos fenômenos meteorológicos, que se não forem bem
compreendidos podem resultar em sério risco à segurança do voo.

Durante todo este livro faremos uma análise minuciosa destes fenômenos, sempre fazendo uma conexão de como eles influem uma aeronave em voo. Um piloto deve ter um bom conhecimento de meteorologia para:

  • identificar os riscos que os fenômenos meteorológicos podem causar ao voo;
  • realizar um bom planejamento;
  • prever determinadas situações meteorológicas que possam afetar o voo;
  • interpretar as mensagens, códigos e cartas meteorológicas; e
  • aumentar a performance e a eficiência do voo.

Um bom planejamento do voo inclui o estudo das condições meteorológicas que o piloto poderá encontrar ao longo da rota e nos aeródromos envolvidos na operação.

Iniciar um voo sem um bom planejamento meteorológico é o mesmo que pegar uma estrada sem saber as suas condições físicas.

Durante o voo o piloto vai se atualizando sobre as condições meteorológicas e com base no seu conhecimento sobre o assunto começa a visualizar a situação que poderá encontrar ao longo do seu voo. Por exemplo, antes de iniciar a descida o piloto sintoniza o ATIS do aeródromo de destino e com base nas informações recebidas faz um
prognóstico sobre quais os fenômenos meteorológicos que poderão afetar a descida, aproximação e pouso.

Não estude meteorologia apenas para passar na prova da ANAC, estude para ter um conhecimento amplo sobre o assunto, de modo a tornar os seus voos mais eficientes, e, acima de tudo, mais seguro!

Serviço de meteorologia aeronáutica

O Serviço de Meteorologia Aeronáutica tem o objetivo de contribuir para a segurança operacional, regularidade e eficiência da navegação aérea.

Este objetivo é alcançado por meio do fornecimento de informações meteorológicas necessárias ao desempenho das respectivas funções dos seguintes usuários: operadores, pilotos, órgãos do Serviço de
Tráfego Aéreo, órgãos do Serviço de Busca e Salvamento, administração de aeroportos e outras pessoas envolvidas com o desenvolvimento da navegação aérea.