Os sistemas engine indicating and crew alerting system (EICAS, sistema de alerta da tripulação e indicação do motor) e sistema de monitoramento eletrônico centralizado (ECAM) são duas variações do sistema de instrumento de voo eletrônico básico.

Assim como o EFIS, a primeira geração dos sistemas EICAS e ECAM empregava displays de CRT controlados digitalmente.

As versões mais novas aumentaram a integração dos sistemas e utilizam LCDs.

O EICAS e o ECAM são usados para apresentar diversos parâmetros do sistema, como a razão de pressão do motor, rpm e temperatura do gás de escapamento.

Outros valores, como pressões do sistema hidráulico e parâmetros do sistema elétrico, podem ser apresentados ou, em alguns casos, removidos da tela de acordo com a preferência do piloto.

Outra função essencial do EICAS e do ECAM é monitorar os diversos sistemas da aeronave e apresentar informações de cuidado e advertência em caso de pane do sistema.

O EICAS é utilizado em aeronaves modernas da Boeing, enquanto o sistema ECAM é usado nas aeronaves modernas da Airbus. Muitas aeronaves corporativas também utilizam sistemas digitais que mostram dados do motor e da célula em displays de LCD ou CRT.