Algumas aeronaves de transporte e corporativas modernas empregam um sistema que permite que o piloto visualize instrumentos de voo críticos ao mesmo tempo que mantém a cabeça para cima (head up) para visualizar a área além do para-brisa do avião; esse sistema é chamado de heads-up display (HUD).

Boeing 737 HUD (Head up display) - Love Planes

O propósito do HUD é eliminar o tempo de transição necessário para que o piloto passe da visão do lado de fora para o lado de dentro da aeronave.

 Testes demonstraram que o HUD aumenta significativamente a segurança, especialmente durante pousos e aterrissagens.

As aplicações mais comuns do HUD empregam um display transparente (chamado de combinador) montado na linha de visão entre o piloto e o para-brisa da aeronave; alguns pilotos militares utilizam um HUD montado no capacete.

Atualmente, os sistemas de HUD são usados mais frequentemente no Gulfstream G-V, no Airbus A-380 e no Boeing B-777; os sistemas de HUD para o capitão e para o primeiro oficial são equipamentos padrões em todas as aeronaves B-787.

Como mostrado na Figura Abaixo, um sistema de HUD comum possui quatro elementos básicos:

1. O conjunto do combinador contém uma tela transparente montada entre o piloto e o para-brisa da aeronave.

Normalmente, o combinador pode ser dobrado e armazenado no teto quando não está em uso.

 A imagem é projetada no combinador de um projetor que costuma ficar montado acima e logo atrás do piloto.

2. A unidade superior contém um sistema de projetor de CRT ou LCD que recebe os dados de imagem do processador do HUD.

3. O conjunto do processador normalmente fica localizado na baia de equipamentos ou integrado com outras unidades de processamento de display.

4. Os controles do HUD podem ficar situados em uma unidade designada ou integrados aos controles do sistema de display.

A unidade projetora do HUD deve incluir uma série complexa de lentes para focar a imagem corretamente no combinador.

 O piloto deve fazer com que a imagem do HUD fique em foco ao mesmo tempo que o horizonte no lado de fora do para- -brisa está em foco; o piloto deve enxergar através do combinador para ver uma imagem clara do HUD.

O processador do HUD recebe diversos sinais de entrada relativos a navegação, atitude da aeronave e altitude; em geral, esses dados são recebidos em formato digital, oriundos da unidade de processamento do display.

Diagrama funcional de um heads-up display comum.