Hoje, os engenheiros aeronáuticos vão muito além da simples integração dos sistemas de display; a integração agora inclui praticamente todos os sistemas na cabine de comando.

 Aviões como o Boeing B-787 e o Airbus A-380 dependem mais de equipamentos eletrônicos do que qualquer aeronave anterior.

A manutenção das aeronaves é simplificada com o uso de um sistema de análise a bordo completo que recebe informações de quase todos os componentes elétricos da aeronave.

Qualquer informação de manutenção pode ser baixada automaticamente usando uma conexão de Wi-Fi ou então acessadas através dos diversos terminais de manutenção espalhados pela aeronave.

O B-787 e o A-380 até mesmo incorporam uma conexão sem fio segura exclusiva para manutenção que permite que os técnicos acessem dados do sistema em qualquer ponto na aeronave, ou próximo dela, utilizando um computador portátil.

O painel de instrumentos principal do Airbus A-38- inclui oito telas de LCD idênticas como parte do sistema integrado chamado de sistema de controle e exibição (CDS).

Como vemos na Figura Abaixo, a linha superior de displays contém dois PFDs, dois NDs e, no centro, o display de motor/advertência (E/ WD).

Painel de instrumentos do Airbus A-380.

 O console central inclui três displays; dois usados como MFDs e um display de sistema (SD).

Localizados em uma posição ligeiramente inclinada nas extremidades do painel de instrumentos, temos dois terminais de informações a bordo (OITs), uma versão mais complexa de uma EFB.

O A-380 possui dois dispositivos de controle do teclado e do cursor (KCCDs) localizados no console central, entre os pilotos (ver Figura Abaixo).

Cabine de comando do Airbus A-380.Veja também o encarte colorido. (Airbus S.A.S.

O KCCD usa um teclado alfanumérico QWERTY, um trackball com descanso para a mão, teclas de validação e um dispositivo de controle do tipo roda.

 O KCCD permite que o piloto/copiloto interaja diretamente com o ND, MFD ou seções do SD.

Esse tipo de dispositivo de controle se tornou bastante comum nas aeronaves comerciais mais novas; apesar de ligeiramente diferentes, cada unidade contém algum tipo de descanso para a mão para permitir a entrada contínua de dados.

Uma enorme quantidade de dados precisa ser coletada e processada para criar todas as informações de vídeo necessárias para cada display do A-380, o que exige um sistema de barramento de dados altamente eficiente.

O KCCD transfere dados usando um sistema de barramento de dados do tipo Ethernet conhecido pelo nome de ADFX; esse barramento foi descrito no Capítulo 7.

 O sistema de CCD do A-380 emprega os conceitos de projeto da aviônica modular integrada (IMA) para reduzir o número de LRUs necessário para processar os dados do display.

Em geral, esses conceitos de projeto empregam integração extrema de sistemas modulares para reduzir o peso da aeronave e melhorar o desempenho, a confiabilidade e a manutenibilidade do sistema.