Como a bússola magnética é inerentemente estável e não tem precisão, um sistema moderno de bússola eletrônica se tornou necessário para as funções de navegação de voo automático.
A bússola eletrônica, também chamada de bússola remota, contém uma unidade eletrônica que mede o fluxo magnético da terra.
Outro termo usado para identificar esse sistema é magnetômetro.
A unidade sensora remota é chamada de detector de fluxo ou válvula de fluxo e produz um sinal elétrico relativo à proa magnética da aeronave.
Um detector de fluxo típico precisa de uma entrada de 115 Vca, ou 28 Vca a 400 Hz; a fase/tensão de saída é uma função do alinhamento do detector com o campo magnético da terra.
O detector de fluxo montado na Figura Abaixo está montado no interior da estrutura da asa de um avião composto.
Como precisa medir precisamente o campo magnético da terra, o detector de fluxo é uma unidade extremamente sensível e é preciso tomar muito cuidado para garantir sua instalação correta.
Em geral, a unidade é instalada próxima às pontas das asas da aeronave para impedir que a interferência de qualquer sistema elétrico crie campos magnéticos.
O detector de fluxo também deve ser alinhado cuidadosamente com a aeronave e sua precisão deve ser testada após a instalação.