À medida que os projetistas se esforçam para criar aeronaves com alta eficiência energética, o uso de componentes de estado sólido leves substituiu muitos dos sistemas mecânicos das aeronaves tradicionais.

Essa mudança também possibilitou a invenção de sistemas eletrônicos mais confiáveis, motores elétricos de alta potência, controles computadorizados melhores e inúmeros sistemas redundantes.

 Em geral, as aeronaves contemporâneas empregam mais sistemas elétricos e eletrônicos do que qualquer projeto anterior.

Esse conceito de projeto costuma ser chamado de o avião “mais elétrico”.

 A primeira aeronave de transporte a seguir esses conceitos de projeto foi o Boeing 777, lançado no final da década de 1990.

 Desde então, as aeronaves aumentaram o uso de sistemas elétricos, e muitos especialistas preveem que um dia até os motores de turbina (jato) serão substituídos por motores elétricos.

 Obviamente, ainda há muitos anos de desenvolvimento antes que uma grande aeronave possa usar apenas eletricidade como fonte de energia, mas já foram desenvolvidas aeronaves de dois assentos movidas por hélices que voam usando apenas energia elétrica.