Algumas unidades eletrônicas usadas nas aeronaves modernas são extremamente sensíveis a fluxos de corrente dispersos.

Mesmo uma descarga eletrostática de um técnico para um componente sensível pode danificar esse dispositivo.

Esses componentes extremamente delicados são chamados de sensíveis a descargas eletrostáticas (ESDS).

As peças ESDS são identificadas por um ou mais dos símbolos apresentados na Figura Abaixo.

Uma peça marcada como sensível a descargas eletrostáticas pode sr danificada por descargas estáticas de meros 100 V.

Um técnico que caminha sobre o tapete da aeronave, remove um casaco ou simplesmente coça a cabeça pode acumular uma carga estática de muito mais de 1000 V.

 Uma carga estática dessa magnitude danifica as peças ESDS.

A maioria das pessoas não consegue sentir uma descarga eletrostática abaixo de 3000 V.

Uma fagulha visível de uma descarga estática normalmente aparece acima de 12.000 V.

 Símbolos típicos usados para identificar peças ESDS.

Os dois níveis estão muito acima da tolerância das peças ESDS.

O técnico pode ficar carregado e danificar um componente sem jamais perceber o que aconteceu.

O técnico e todos os seus equipamentos devem estar conectados à massa da aeronave antes de realizar atividades de manutenção em componentes ESDS.

Isso neutraliza qualquer carga eletrostática que possa ter se acumulado.

A maneira mais comum de aterrar o técnico utiliza uma pulseira antiestática ater rada.

 A pulseira, como mostrado na Figura Abaixo, fica em torno do pulso desnudo do técnico e se conecta à massa da aeronave usando um fio e um plugue.

Todos os técnicos de bancada e equipamentos usados para consertar unidades ESDS que foram removidas da aeronave também são aterrados para impedir que os componentes sejam danificados.

Se uma LRU eletrônica precisa ser removida de uma aeronave moderna, é muito provável que ela seja sensível a descar- gas eletrostáticas.

Tome cuidado e sempre leia os documentos apropriados relativos à atividade de manutenção a ser realizada; também lembre-se de buscar os rótulos de ESDS em todos os equipamentos.

 Quando um componente é identificado como ESDS, lembre-se de usar uma pulseira antiestática conectada à massa.

A aeronave deve ter uma conexão de massa nas proximidades; se não, uma armação de metal da estrutura da aeronave pode ser utilizada.

Quando remover a LRU, tome cuidado para não encostar contatos elétricos no chicote de fios ou na LRU.

 Use capas ESDS especiais para todos os conectores enquanto a LRU é removida.

 Depois que todas as conexões elétricas estão protegidas, a LRU deve ser colocada em um recipiente ESDS projetado especialmente para isso.

Basicamente, esses recipientes são embalagens plásticas com amortecimento interno projetado para minimizar a eletricidade estática durante a expedição e manuseio da LRU.

Se estiver realizando uma atividade que exige a remoção de uma placa de circuito impresso ou módulo de microeletrônica, a unidade deve ser colocada em um saco antiestático (ver Figura Abaixo).

Pulseira antiestática típica.

Armazenamento de peças ESDS em em balagem protetora.

Depois de colocado dentro do saco, o componente pode ser manuseado sem precauções especiais para peças ESDS.

Todos os recipientes protetores são projetados para impedir que as cargas estáticas atinjam os componentes dentro deles.

Os componentes ESDS devem ser manuseados correta- mente durante todas as fases de remoção, manutenção, reparo, expedição e instalação; sempre siga os procedimentos apropria- dos para proteger componentes sensíveis.