Como dito, a maioria das baterias são classificadas em ampè- res-hora a uma taxa de descarga de 5 h.

Isso significa que a bateria foi descarregada a 0 V em 5 h para determinar sua capa- cidade.

Na maioria das baterias de 12 V usadas para monomotores tem uma classificação de capacidade entre 25 e 35 Ah; no entanto, maiores capacidades estão disponíveis.

A comparação direta dos ampère-hora por si só não indica potência total de uma bateria.

Para determinar a potência total, a tensão da bateria deve ser considerada, pois potência (W) é o produto entre a tensão e corrente.

Duas baterias de 12 V podem ser comparadas com base ampère-horas sozinhas, como duas baterias de 24 V.

Mas é necessário lembrar que um bateria de 12 V 30 Ah (360 Wh) contém metade da energia de uma bateria de 24 V 30 Ah (720 Wh).

Se a potência desejada para um trabalho específico não está disponível em uma única bateria, muitas vezes duas ou mais baterias são ligadas em paralelo.

Ligar baterias em paralelo vai aumentar a capacidade de corrente disponível e manter uma tensão constante.

Outra classificação aplicada às baterias é conhecida como a taxa de descarga de 5 min.

Essa classificação baseia-se na corrente máxima que uma bateria pode entregar por um período de 5 minutos a uma temperatura inicial de 80°F [26,7°C] e uma tensão média final de 1,2 V por célula.

Isso se aplica apenas a baterias de chumbo-ácido.

A classificação 5 min fornece uma boa indicação do desempenho da bateria para a partida normal dos motores.

Características de descarga de uma bateria de chumbo-ácida.

Quando uma bateria totalmente carregada é ligada a uma carga muito pesada, ela descarrega rapidamente.

Um bom exemplo disso é a partida de um motor em uma manhã muito fria.

Depois de ligar o motor por pouco tempo, o dispositivo de partida pode se recusar a operar.

Essa falha ocorre principalmente porque o fluxo intenso de corrente causou uma rápida reação do sulfato com o material ativo sobre a superfície das placas, enquanto o material no interior das placas ainda está numa condição carregada.

O sulfato de chumbo na superfície das placas oferece uma elevada resistência ao fluxo da corrente, o que reduz a tensão de saída da bateria.