Toda programação de manutenção de aeronaves irá especificar um período de inspeção da bateria.

Esse calendário não deve exceder 50 horas de voo para baterias novas para garantir a compatibilidade e o funcionamento adequado da bateria e da aeronave.

Depois de alguns meses, os períodos de inspeção podem ser estendidos.

Antes de retirar a bateria da aeronave, inspecione como mostrado a seguir e repare conforme necessário:

1 – Examine o recipiente da bateria e veja se há rachaduras, deformações ou outros danos.

2 – Verifique se o sistema de ventilação (se instalado) está com o fluxo de ar adequado.

3 – Verifique as células e limpe-as, se necessário.

Muitas vezes, o carbonato de potássio irá depositar como um pó branco no topo das células.

Isso deve ser removido com uma escova não metálica ou um pano úmido.

Se os depósitos excessivos estão presentes, suspeite de sobrecarga ou vazamento das células, e remova e limpe as células individualmente.

Inspecione os conectores das células procurando corrosão, rachaduras e superaquecimento.

Se estes problemas existem, descarregue e desmonte a bateria, a fim de reparar o dano.

5 – Inspecione as tampas das células para conferir se o anel-O e a ventilação estão em condições adequadas.

Lave todas as tampas de celulas sujas em água limpa e morna.

6 – Verifique o nível do eletrólito da célula para quantidades apropriadas.

Se a bateria estiver muito cheia e um derramamento ocorrer, a bateria deve ser removida, descarregada e desmontada para limpeza e reparação.

Se um nível baixo de eletrólito é encontrado, adicione água destilada limpa somente depois que a bateria ficou inativa por, pelo menos, 2 horas após a carga.

Nunca adicione água a uma bateria descarregada ou uma bateria de carga desconhecida.

O nível do eletrólito aumenta significativamente durante a carga; portanto, se a água é adicionada antes do carrega- mento, uma situação de transbordamento é eminente.