Os compartimentos de bateria (caixas de bateria) são tipicamente ventilados para remover gases e/ou calor indesejáveis produzidos pela bateria durante a carga e a descarga.

A Figura ilustra um típico sistema de ventilação da bateria encontrado em aeronaves leves.

Esses sistemas fornecem uma corrente de ar de ventilação consistente, criada por uma baixa pressão no tubo de saída enquanto a aeronave está em voo.

Os sistemas de ventilação para as baterias de níquel-cádmio são normalmente concebidos para remover calor do compartimento da bateria.

O gás gerado durante a operação é mínimo, e o compartimento da bateria é selado para evitar vazamentos; consequentemente, a remoção de gases químicos normalmente não é necessária.

Alguns compartimentos de baterias de níquel-cádmio são, portanto, sem ventilação.

Esses sistemas que são ventilados para o resfriamento costumam usar ar forçado ou mesmo ar forçado regulado por uma válvula de ar controlada por termostato.

A válvula de ar é fechada se a temperatura da bateria estiver abaixo de um determinado nível; a válvula abre quando a bateria requer refrigeração.

Durante a verificação de um sistema de baterias, é importante assegurar que os tubos de ventilação permaneçam desobstruídos.

Corrente de ar comprimido ou uma lavagem com água através dos tubos de ventilação vai ajudar a garantir o funcionamento adequado do sistema de ventilação.