Muitas aeronaves modernas hoje utilizam cabos de fibra óptica para a transmissão de dados entre vários sistemas digitais.

Aeronaves como o Boeing 777 e 787, assim como o Airbus A-380, usam cabos de fibra óptica para operação dos comandos de voo, dos instrumentos da cabine de pilotagem e dos outros sistemas críticos de voos.

Cabos de fibra óptica são construídos com uma ou mais fibras muito pequenas de vidro cercadas por uma capa protetora, o que cria um cabo do tipo fio, usado para transmitir luz.

Os elementos de fibra óptica geralmente são revestidos individualmente com camadas de plástico e contidos em um tubo de proteção adequado para o ambiente onde o cabo será implantado; ver Figura abaixo.

Cabo de fibra óptica.

Como pode ser visto, um revestimento trançado é normalmente incluído na construção do cabo para proporcionar resistência.

A fibra óptica e os revestimentos relacionados determinam quais as frequências (comprimentos de onda) são melhores transmitidas pela fibra de vidro.

Durante o processo de concepção, é importante escolher o cabo óptico correto para assegurar a compatibilidade com o transmissor e o receptor.

O cabo de fibra óptica não carrega informações usando sinais elétricos tradicionais; em vez disso, uma fonte de luz é utilizada para transportar um sinal digital por meio da fibra.

Tenha em mente que os sinais transmitidos por fibra óptica são digitais e compostos por uns (1s) e zeros (0s).

Por exemplo, um simples meio de transmissão de informações usando a luz seria acender a luz para digital 1 e desligar a luz para digital 0.

As várias combinações de 1s e 0s contêm informações que podem ser lidas (decodificadas) por um receptor de fibra óptica.

É claro que os sinais digitais são muito complexos e são transmitidos a uma taxa muito rápida.

O cabo de fibra óptica normalmente conecta um ou mais LRUs, que se comunicam através de sinais digitais de luz.

Por exemplo, um processador digital pode usar o cabo de fibra óptica para enviar informações de vídeo para um monitor de tela plana no convés de voo.

É claro que tanto o processador quanto a tela são unidades eletrônicas que operam usando sinais elétricos; apenas a informação de vídeo é transmitida usando-se a luz.

Como pode ser visto na Figura seguinte, a extremidade de transmissão de um cabo de fibra óptica deve conter um circuito utilizado para mudar o sinal digital elétrico em um sinal digital de luz; na extremidade de recepção da fibra, é necessário um circuito para alterar a luz de entrada em um sinal elétrico.

A fonte de luz utilizada para a transmissão dos dados pode ser de dois tipos: um laser ou um diodo emissor de luz (LED).

É essencial que a fibra óptica e a fonte de luz sejam combinadas a fim de assegurar a transmissão do sinal.

A fonte de luz laser é normalmente usada para cabos longos ou grandes quantidades de transferência de dados.

Olhando rapidamente, os cabos de fibra óptica e os cabos elétricos são semelhantes em muitos aspectos; no entanto, para os de fibra óptica são necessários conectores, procedimentos de instalação e ferramentas específicas.

Em muitos casos, o cabo de fibra distribuído pela aeronave será de uma cor especial para facilitar a identificação.

Cabos de fibra óptica podem ser distribuídos separadamente ou em um feixe de cabos tradicional, sem efeitos adversos para a transmissão de luz.

Cuidados devem ser tomados para não criar dobras nos cabos de fibra ou torcê-los, uma vez que isso irá criar uma perda de sinal ou pode danificar completamente a fibra de vidro interna.

Eliminação de sujeira, óleo ou outros contaminantes, em todos os conectores ópticos, também é crucial para assegurar o funcionamento adequado do circuito óptico.

Circuito de conversão óptica usada com cabo de fibra óptica.