Existem dois tipos gerais de capacitores: fixos e variáveis.

O capacitor fixo é construído com as placas e o dielétrico posicionados firmemente e cobertos com um material protetor, como plástico, cerâmica ou uma caixa de metal isolada.

Devido ao modo de construção do capacitor fixo, sua capacitância não pode ser alterada.

Os capacitores variáveis normalmente têm placas fixas e placas móveis, arranjadas de tal forma que o efeito dielétrico entre as placas possa ser alterado pela variação da distância entre as placas ou pela substituição de um conjunto de placas por outro.

A construção de um capacitor de sintonia variável típico aparece na Figura.

Os capacitores variáveis são usados em rádios e outros dispositivos eletrônicos nos quais é necessário alterar a capacitância para atender aos requisitos de um determinado circuito.

Em um capacitor variável, o material dielétrico geralmente é o ar.

Um capacitor variável.

Apesar dos elementos condutores de um capacitor serem chamados de placas, em um capacitor fixo eles muitas vezes consistem em longas tiras de chapa isoladas com o filme plástico ou roladas.

As chapas roladas são então cobertas com um material isolante e podem ser colocadas em uma caixa protetora.

Os fios condutores das chapas podem ser extraídos de uma extremidade da caixa ou de ambas, dependendo do projeto do capacitor.

Quando uma capacitância relativamente alta e desejada em um tamanho físico reduzido, utiliza-se um capacitor eletrolítico.

Em um capacitor desse tipo, o dielétrico é um líquido ou pasta conhecido pelo nome de eletrólito.

O eletrólito forma um óxido em uma das placas, o que na prática a isola da outra placa.

A constante dielétrica do eletrólito é muito maior do que a dos materiais secos usados normalmente; assim, o capacitor tem uma capacitância significativamente maior do que os equivalentes que usam materiais secos.

Um capacitor eletrolítico deve ser conectado em um circuito com a polaridade correto, pois tal capacitor permite que a corrente flua através dele em apenas uma direção.

Se a corrente flui através da placa de um capacitor eletrolítico, a capacitância se perde e as placas se decompõem.

É preciso tomar precauções para garantir que os capacitores eletrolíticos não serão conectados de forma invertida e que não serão sobrecarregados.

Esses capacitores muitas vezes se superaquecem e estouram se não são conectados e utilizados adequadamente.

Seu uso incorreto pode, assim, criar um risco de segurança.

Os capacitores fixos dos tipos seco e eletrolítico são fabricados em uma ampla variedade de formatos, como mostrado na Figura.

Capacitores.