Como a corrente contínua pulsante do gerador CC simples não é adequada para a maioria dos fins, é necessário construir um gerador que produzirá uma tensão quase constante.

Isso é possível aumentando o número de bobinas na armadura e/ou o número de bobinas de campo.

A Figura (a) ilustra a natureza da tensão de um gerador de bobina única, enquanto a Figura (b) mostra a curva para um gerador com quatro bobinas de armadura.

Observe a grande diferença na natureza da tensão.

Comparação de tensões de uma armadura de bobina única e uma armadura de múltiplas bobinas.

As bobinas da armadura são enroladas em torno de um núcleo de ferro doce laminado.

O núcleo de ferro concentra o fluxo de campo e aumenta significativamente a tensão gerada.

As laminações reduzem os efeitos das correntes de Foucault induzidas no núcleo.

A Figura seguinte mostra uma versão simplificada de um gerador CC contendo uma armadura de quatro bobinas.

A saída de um gerador CC contendo uma armadura de quatro bobinas.

Nela, vemos que as quatro bobinas separadas têm o mesmo espaçamento entre si em torno da armadura.

Enquanto o rotor gira dentro do campo magnético, quatro pulsos de corrente separados são produzidos pela armadura; a Figura (b) mostra cada pulso elétrico.

É importante observar que durante a operação, o gerador produz diversos pulsos de tensão elétrica (representados pelas linhas tracejadas na Figura b); contudo, o conjunto do comutador garante que apenas as porções absolutamente superiores das curvas de tensão são conectadas à saída do gerador (representadas pelas linhas contínuas na Figura b).

As escovas positivas e negativas se conectam a cada segmento do comutador apenas por um breve período durante a rotação da armadura.

O gerador é projetado para garantir que as escovas se conectam ao enrolamento da armadura no exato instante em que o enrolamento produz a tensão máxima.

Enquanto a armadura gira, cada alça se conecta sequencialmente ao conjunto de escovas para garantir que a corrente de saída transmitida ao sistema elétrico da aeronave sempre ficará dentro dos limites.

Essa forma de gerador produz uma tensão apropriada para a maioria dos componentes elétricos; contudo, alguns circuitos sensíveis, como as LRUs computadorizadas e muitos rádios, exigem o uso de uma tensão CC praticamente sem flutuações.

Para esses circuitos, é preciso eliminar a flutuação CC produzida pelo gerador.

Um capacitor simples conectado em paralelo com o fornecimento de tensão pode reduzir bastante o nível de flutuação CC que alcança uma carga sensível.

O capacitor cria um circuito de filtro, usado para “peneirar” as inconsistências na corrente antes do sinal ser aplicado à carga.

Também é possível adicionar indutores como filtros para uma corrente contínua flutuante.

Nesse caso, o capacitor é conectado em paralelo e o indutor em série com relação à carga.

Um filtro capacitivo/indutivo projetado corretamente produz uma curva de potência CC extremamente plana.