Há duas maneiras de monitorar a saída de um gerador.

A tensão produzida pelo gerador pode ser indicada por um voltímetro ou o fluxo de corrente do gerador pode ser apresentado por um amperímetro.

Um ou ambos os instrumentos normalmente são montados na cabine de comando da aeronave para que o piloto possa monitorar a operação do gerador.

Se apenas um instrumento é utilizado, dá-se preferência ao amperímetro.

Um voltímetro jamais deve ser utilizado sem um amperímetro.

O amperímetro pode ser colocado no fio condutor de saída do gerador, como mostrado na Figura a, ou no fio condutor positivo da bateria, como mostrado na Figura b.

Posicionamento de amperímetro em um sistema de gerador: (a) localizado no fio condutor de saída do gerador; (b) localizado no fio condutor da bateria.

Os amperímetros localizados no fio condutor da saída do gerador medem apenas a corrente que sai do gerador, então são calibrados apenas em uma escala positiva.

Um gerador de 30 A exigiria um amperímetro com escala de 0 a 30 A.

Qualquer leitura desse tipo de amperímetro indica que a corrente está saindo do gerador e fluindo para o barramento, como indicado pelas setas no diagrama.

Os amperímetros localizados no fio condutor positivo da bateria devem ser calibrados para indicar um valor negativo e um positivo.

Um amperímetro típico desse tipo lê de – 60 A a 0 a +60 A.

Isso é necessário porque a corrente pode fluir através do amperímetro para ou da bateria.

Se a bateria está descarregando, o amperímetro indica um valor negativo.

Se está carregando, um valor positivo.

Quando esse tipo de amperímetro é utilizado, as indicações são um valor positivo quando o sistema de carregamento está funcionando corretamente.

Os amperímetros colocados no fio condutor de saída no gerador que indicam apenas valores positivos são conhecidos como amperímetros de polaridade única.

Os amperímetros instalados em série com o fio condutor positivo da bateria são chamados de amperímetros de polaridade dupla.

Ambos os tipos de medidor são bastante usados em aeronaves, então sempre conheça o sistema antes de analisar a saída do gerador usando o amperímetro do veículo.

Muitas vezes, um voltímetro é necessário para monitorar corretamente a saída de um gerador em uma aeronave multimotor.

A tensão de um gerador operacional deve ser ligeiramente maior do que a tensão da bateria.

Isso é necessário para garantir que a bateria recebe uma corrente de carga do gerador.

Os geradores produzem quase 14 V para sistemas que utilizam baterias de 12 V e 28 V para sistemas que utilizam baterias de 24 V.

Com sistemas de múltiplos geradores, muitas vezes é necessário monitorar a tensão de saída de cada gerador para determinar qual deles sofreu uma pane, ou se algum sofreu.

Algumas aeronaves multimotores contêm apenas um voltímetro, usado para medir a tensão do barramento, a tensão do gerador direito ou a tensão do gerador esquerdo por meio de uma chave de controle.

Isso economiza peso e espaço no painel de instrumentos.

Antes de qualquer determinação sobre a condição de um gerador ou sistema de geradores, lembre-se de ligar a aeronave e monitorar todos os instrumentos relacionados.

Nesse momento, considere os dois tipos diferentes de amperímetros, mais especificamente o que eles medem.

Esse procedimento ajuda a garantir um diagnóstico apropriado do sistema.

Algumas das aeronaves mais novas utilizam instrumentos digitais para apresentar as saídas dos geradores.

Nesse caso, uma unidade de controle do gerador seria usada para monitorar o gerador e enviar um sinal digital à unidade gestora do display.

Essa unidade analisaria o status do gerador e enviaria qualquer informação de alerta ou advertência a um display de tela plana.

A vantagem desse tipo de sistema de display é a sua flexibilidade; durante a operação normal, as informações do gerador poderiam sequer serem mostradas, mas caso uma pane ocorresse, o piloto veria uma mensagem de advertência e todos os dados de saída apropriados do gerador.