A manutenção de alternadores segue os princípios das melhores práticas mecânicas e elétricas e deve ser realizada de acordo com as instruções dadas no manual de manutenção de cada unidade específica.
Em geral, o procedimento de desmontagem é semelhante àquele usado para outros geradores.
É preciso tomar cuidado para garantir que as peças serão marcadas e identificadas de modo que possam ser remontadas corretamente.
Considere fotografar o processo de desmontagem, pois isso pode criar uma referência útil durante a remontagem do alternador.
O enrolamento do rotor pode ser testado com um ohmímetro ou um testador de continuidade.
A leitura é realizada com as pontas de teste do instrumento aplicadas aos anéis deslizantes (ver Figura abaixo).
A resistência do enrolamento do rotor deve
ser relativamente baixa e dentro dos limites especificados pelo fabricante.
O aterramento do enrolamento do rotor pode ser testado conectando uma ponta de teste de um ohmímetro ao eixo do rotor e outra a um dos anéis deslizantes.
A leitura deve indicar resistência infinita.
Se a indicação for de resistência baixa, o rotor deve ser substituído.
Os enrolamentos do estator podem ser testados usando um ohmímetro para fazer a leitura entre os fios condutores do estator (Figura 11-13).
A leitura deve sempre ficar dentro das especificações.
Normalmente, a leitura mostrará baixa resistência.
Se a resistência ficar acima ou abaixo dos limites especificados pelo fabricante, o estator deve ser substituído.
Para testar os enrolamentos aterrados no estator, o ohmímetro é conectado entre um fio condutor do estator e a armação do estator.
O ohmímetro deve indicar resistência infinita.
Para testar a presença de enrolamentos abertos no estator, uma ponta de teste do ohmímetro é conectada ao terminal auxiliar ou à conexão central do enrolamento do estator.
A outra ponta é conectada a cada um dos três fios condutores do estator, uma de cada vez.
O ohmímetro deve mostrar continuidade em todos os casos e a resistência deve ficar dentro da faixa especificada pelo fabricante.
A inspeção visual da armadura ou do enrolamento de campo também pode indicar defeitos.
Se a bobina mostra sinais de superaquecimento ou contém enrolamentos soltos, a causa mais provável é um circuito em curto ou defeituoso.
Tome muito cuidado quando for realiza o teste com um ohmímetro, pois o defeito pode ser intermitente e difícil de localizar.
Qualquer estator ou rotor com enrolamentos soltos deve ser substituído.
Se essas bobinas ainda não falharam, o problema não vai demorar para ocorrer.
Inspecione cuidadosamente todas as conexões elétricas e fios dentro do alternador para garantir sua segurança e identificar possíveis defeitos, como isolamentos rachados ou roçaduras.
Devido a vibrações e ao calor produzido dentro do alternador, é fundamental que todos os componentes internos estejam fixados firmemente e não tenham sofrido danos.