Analisaremos a seguir a parte prática do procedimento de acionamento dos motores, ressaltando novamente a importante de cumprir estritamente os procedimentos expostos no manual de operação da aeronave e seus respectivos checklists.

How To Start A Cessna 172 SP - YouTube


Como atualmente são poucas as aeronaves que não são equipadas com o starter, e, portanto, requerem o acionamento manual do motor, não vamos detalhar os procedimentos para o acionamento do motor nestas aeronaves.

É conveniente apenas ressaltar que nestas aeronaves o starter é substituído por uma pessoa que manualmente irá girar a hélice, o que requer preparo, experiência e o cumprimento rígido dos procedimentos para este tipo de ação, que se não for realizada de forma correta pode causar um acidente gravíssimo!

Antes do acionamento do motor alguns procedimentos devem ser realizados:

  • ajustar-se no assento de pilotagem de forma adequada
  • ajustar e prender os cintos de segurança
  • seguir a sequência de checklist da aeronave
  • manter os freios aplicados (ou acionar o parking brake)
  • fazer uma verificação de 180° para verificar se a área do motor está completamente livre
  • manter a mão direita na manete de potência
  • acionar o starter com a mão esquerda

Um procedimento normal de partida não deve durar mais do que 10 segundos, tempo suficiente para que o motor seja acionado e gire sem o auxílio do starter.

Se após 10 segundos o motor não “pegar”, volte a chave de ignição para OFF e aguarde um pouco (cerca de 10 a 30 segundos) para tentar nova partida.

O acionamento constante do starter por um período superior a 30 segundos pode danifica-lo.

Se após tentativas sucessivas de acionamento o motor não pegar, informe o ocorrido ao mecânico para que o mesmo possa verificar o motivo de tal falha.

Após o acionamento do motor mova a chave de ignição para a posição BOTH, ajuste a potência em cerca de 1000 RPM para o aquecimento do motor, confira se a pressão do óleo subiu e prossiga com os checklists aplicáveis