Um dos principais instrumentos de uma aeronave, o altímetro é o instrumento responsável pela navegação vertical, ou seja, informa ao piloto a altitude da aeronave para que possa ser mantida uma separação segura entre o solo e as outras aeronaves, quando em voo.

O princípio de funcionamento do altímetro consiste basicamente de uma cápsula aneroide interligada aos ponteiros do mostrador calibrado em pés.

Esta cápsula aneroide é sensível à variação da pressão atmosférica, que é captada através da tomada estática do sistema de Pitot.

À medida que a aeronave sobe, a pressão estática diminui e a cápsula aneroide se expande. Quando a aeronave desce, ocorre o movimento contrário, portanto, a cápsula irá se comprimir.

Toda essa movimentação da cápsula aneroide, causada pela variação da pressão estática, é transmitida aos ponteiros do altímetro, que devidamente calibrados, informarão ao piloto a correta altitude da aeronave.

A figura a seguir ilustra o interior de um altímetro. Note que ele é conectado a tomada estática, que envia a pressão que irá envolver a cápsula aneroide.

E como já foi dito, qualquer mudança na pressão estática resultará na expansão ou contração da cápsula, e consequentemente uma variação na altitude indicada no mostrador.