Também conhecido como “amortecedor ar e óleo” ou “amortecedor pneumático/hidráulico”, este tipo de amortecedor utiliza ar comprimido combinado com fluído hidráulico para absorver e dissipar a energia proveniente do impacto.

 

O amortecedor hidropneumático é o mais utilizado nos aviões atuais. Este tipo de amortecedor é composto por dois cilindros telescópicos ou tubos. Os dois cilindros, conhecidos como cilindro e pistão, quando montados formam uma câmara superior e uma inferior para a movimentação do fluído.

 

A câmara inferior é cheia de óleo e a câmara superior é preenchida com ar comprimido, um orifício entre as duas câmaras permite a passagem do fluído para a câmara superior durante a compressão e o retorno durante a extensão do amortecedor.

 

Um óleo especial é utilizado nesta estrutura a fim de evitar a rápida movimentação do óleo entre as duas câmaras, evitando assim o problema que ocorre no amortecedor de molas, onde o amortecedor transfere grande parte da energia do impacto novamente à aeronave.

 

Durante o cheque pré-voo é importante que o piloto observe:
– a correta extensão do telescópio
– a limpeza da estrutura exposta
– a presença de possível vazamento de óleo na estrutura