Instalados na saia do pistão, os anéis de segmento evitam o vazamento de gases sob pressão e, reduzem a infiltração de óleo na câmara de combustão.

Os dois tipos de anéis de segmento são:

Anéis de compressão

A finalidade dos anéis de compressão, que normalmente são dois, é a vedação da folga entre o pistão e o cilindro evitando o escapamento de gases através do pistão, durante a operação do motor.

Eles estão alocados imediatamente abaixo da cabeça do pistão.

Anéis de lubrificação

Estes anéis regulam a espessura do filme de óleo sobre a parede do cilindro.

Se entrar muito óleo na câmara de combustão, ele será queimado e deixará uma fina camada de carbono sobre as paredes da câmara de combustão, na cabeça do pistão, velas e cabeça das válvulas.

Esse carbono pode causar o emperramento das válvulas ou dos anéis, se ele penetrar nas ranhuras dos anéis ou nas guias das válvulas.

Além disso, o carbono pode causar falha das velas, bem como detonação, pré-ignição ou excessivo consumo de óleo.

Para permitir que o óleo excedente retorne ao cárter, são usinados furos nas ranhuras dos anéis, ou nas regiões próximas dessas ranhuras.