A mais nova especificação de barramento de dados ARINC é conhecida pelo nome ARINC 664.

Esse padrão é baseado em um barramento de dados proprietário da Airbus Industries, o AFDX (Avionics Full-duplex Switched Ethernet).

Apesar de haver pequenas diferenças entre o AFDX e o ARINC 664, em sua maior parte eles podem ser considerados iguais e este texto fará referência apenas ao ARINC 664.

A especificação de barramento de dados AFDX/ARINC 664 é utilizada nas aeronaves comerciais mais recentes: o Airbus A-380 e o Boeing B-787.

Além disso, padrões de barramentos de dados do tipo Ethernet semelhantes são usados por diversos fabricantes em sistemas proprietários, como o Garmin G-1000.

O barramento ARINC 664 normalmente é usado como sistema de transferência de dados de “backbone” e transfere facilmente dados criados em outros formatos, como o ARINC 429.

O padrão ARINC 664 é semelhante ao padrão IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) 802.3.

O ARINC 664 transfere a duas taxas, 10 Mbits/s ou 100 Mbits/s, e permite que as LRUs transmitam e recebam de forma totalmente independente; logo, o 664 é cerca de 1000 vezes mais rápido do que seu predecessor, o sistema de transferência de dados ARINC 429.

Isso acelera a transferência de dados, reduz o peso da aeronave e aumenta as eficiências.