Durante a concepção, fabricação e reparo de sistemas elétricos, é imperativo compreender os vários caminhos e tipos de fio que estão sendo utilizados em cada sistema.

Para esse efeito, diagramas elétricos, ou esquemas, estão incluídos nos dados de manutenção e instalação de sistemas elétricos da aeronave.

Os esquemas usam vários símbolos para representar diferentes tipos de fios e conexões de um circuito.

Um esquema pode ser pensado como um “mapa do caminho” que ajuda os técnicos a encontrar o seu caminho em um circuito elétrico.

Em muitos casos, os números de identificação do fio também estão incluídos no esquema elétrico.

Se é mostrado que dois fios se cruzam em um diagrama esquemático, não significa, sempre, que eles estão eletricamente conectados.

Em um diagrama de cabeamento, existem duas maneiras comuns para mostrar os fios elétricos que se cruzam.

Dois fios que se cruzam no esquemático e não se conectam no circuito real são mostrados na Figura.

Dois fios que se cruzam no diagrama de fios e formam uma ligação elétrica são mostrados na Figura.

Para eliminar a confusão, os símbolos 1 e 2 são sempre usados juntos em um determinado esquema e os símbolos 3 e 4 são usados juntos.

Para continuar a sua compreensão de esquemas de cabeamento, reveja o conjunto de símbolos esquemáticos encontrados no Apêndice deste texto.

Para a maioria dos esquemas, um único fio é representado por uma linha preta sólida.

O cabo blindado é geralmente mos- trado com uma linha pontilhada ao redor de uma linha sólida; isso representa um condutor dentro de outro.

Um símbolo de aterramento elétrico mostra que o fio termina na estrutura de metal da estrutura da aeronave.

Nas aeronaves compostas, o símbolo de terra pode significar que o fio é terminado numa localização central da aeronave, que é então ligada ao terminal negativo da bateria.

Símbolos para plugs, conexões de fios e outros itens podem variar de acordo com os exemplos mostrados no Apêndice, por isso, não deixe de consultar os dados do fabricante antes da manutenção em qualquer sistema elétrico.

Consulte o Cap. 13, “Projeto e manutenção de sistemas elétricos de aeronaves”, para obter mais informações sobre esquemas.

Diagrama de símbolos para ligação de fios elétricos. (a) Fios sem uma conexão elétrica; (b) fios com uma conexão elétrica.

Os diagramas elétricos são outro meio comum para mostrar o layout de circuitos elétricos.

Os diagramas são normalmente de natureza mais geral do que esquemas elétricos; ou seja, o diagrama oferece uma visão ampla de um sistema e o esquema fornece detalhes específicos.

Um tipo comum de dia- grama é conhecido como o diagrama em blocos.

O termo bloco indica a natureza geral de um diagrama em blocos.

Como pode ser visto na Figura abaixo, um diagrama em blocos típico mostra os principais componentes de um sistema elétrico e elimina detalhes, como números de fios ou conexões de pinos, que são normalmente incluídos em um esquema de cabeamento.

Embora a maioria das aeronaves fabricadas siga regras específicas para o desenvolvimento de diagramas e esquemas elétricos, muitas pessoas costumam usar os termos como sinônimos.

Ambos possuem informações valiosas para os técnicos a respeito de componentes e sistemas elétricos.

Toda vez que realizar a manutenção de aeronaves, sempre esteja completamente familiarizado com todos os diagramas e esquemas elétricos para o sistema que está sendo mantido.

Tal como acontece com a prática geral, este texto vai usar os termos diagrama e esquemático como sinônimos, salvo indicação contrária indicada no momento.

Um típico diagrama em blocos de um sistema elétrico.