Após passar pelo compressor o ar é entregue em pressão adequada à câmara de combustão, onde ocorrerá a mistura ar/combustível e a queima.

Este processo libera a energia contida na mistura ar/combustível, que será utilizada pelas turbinas.

A maior parte dessa energia é utilizada pela turbina que está acoplada aos compressores, a energia restante é absorvida pelos estágios da turbina acoplados ao fan (motor turbofan) ou a hélice (motor turbo-hélice).

Apenas parte do fluxo de ar que entra na câmara de combustão é utilizada na queima.

O fluxo de ar que entra na câmara é dividido em duas partes: ar primário (ou ar de combustão) e ar secundário (ou ar de resfriamento).

O fluxo de ar primário (cerca de 25%) é utilizado na queima da mistura ar/combustível.
O fluxo de ar secundário (cerca de 75%) mistura-se com os gases quentes provenientes da queima, na parte traseira da camisa de combustão.

O fluxo de ar secundário resfria o ar da combustão (de cerca de 1700 °C para 820 °C), permitindo a entrega dos gases em temperatura adequada à turbina.

Uma câmara de combustão deve prover:

  • queima total e eficiente da mistura ar/combustível;
  • controle da temperatura dos gases, evitando excesso de calor e mantendo os gases dentro dos limites de temperatura determinados pelo fabricante; e
  • distribuição dos gases quentes em temperatura adequada para a seção da turbina.