A razão potência-peso dos motores elétricos aeronáuticos deve ser alta; ou seja, um motor pequeno deve produzir uma quantidade máxima de potência com um mínimo de peso.

Um motor comercial pode pesar até 100 lb/hp [60,8 kg/kW], mas para fins aeronáuticos há motores que pesam menos de 5 lb/hp [3 kg/kW].

O peso reduzido é possível com a operação dos motores em altas velocidade se altas frequências e com correntes relativamente altas.

Isso exige o uso de esmaltes e isolamentos resistentes ao calor na armadura e nos enrolamentos de campo e possivelmente ar de impacto ou ventoinhas de arrefecimento para ajudar a dissipar o calor do motor.

Alguns motores de potência fracionária usados em aeronaves giram a mais de 40.000 rpm [4138 rad/s] sem carga e cerca de 20.000 rpm [2069 rad/s] com uma carga normal.

Como a potência significa a taxa de trabalho, é evidente que um motor que gira a 20.000 rpm desenvolve o dobro da potência de um motor semelhante que gira a 10.000 rpm [1035 rad/s].

Para reduzir o efeito da força centrífuga sobre a armadura do motor girando a uma velocidade tão alta quanto essa, o diâmetro da armadura é relativamente pequeno em comparação com seu comprimento.