A chave de ignição é a chave que permite ao piloto controlar os magnetos através da cabine de comando.

Nas aeronaves equipadas com motor elétrico de partida (starter), o piloto também utilizará a chave de ignição para ativar o starter.

Conforme podemos visualizar na figura a seguir, a chave de ignição possui cinco (motores com starter) possíveis posições, veja:

OFF (desligado): nenhum magneto selecionado. Posição utilizada após o desligamento do motor.
R (right/direito): apenas o magneto direito selecionado. Posição utilizada para a realização do cheque dos magnetos.
L (left/esquerdo): apenas o magneto esquerdo selecionado. Posição utilizada para a realização do cheque dos magnetos.
BOTH (ambos): ambos os magnetos (R e L) selecionados. Posição normal de operação, utilizada em condições normais de voo.
START: acionamento do starter. Posição utilizada apenas durante o acionamento do motor.

DICA: O motor a pistão aeronáutico é “cortado” (desligado) através do posicionamento da manete de mistura na posição “idle cut off”, cortando o suprimento de combustível para o motor. No entanto, o motor também pode ser desligado posicionando a chave de ignição para a posição OFF, o que irá cessar o envio de tensão dos magnetos para as velas. Este procedimento não é recomendado pois permite que certa quantidade de mistura permaneça no interior do cilindro, o que ao longo do tempo torna-se prejudicial à performance do motor.

DICA: É fundamental e mandatório que a chave de ignição seja posicionada em OFF após a parada do motor em solo!
Este procedimento evita que no caso de alguma pessoa inadvertidamente girar a hélice do motor permita que eventualmente o mesmo venha a funcionar, mesmo que rapidamente. Não é preciso mencionar a gravidade do problema, lembrado que já ocorreram acidentes sérios causados pelo acionamento repentino do motor em situações em que a chave de ignição não foi posicionada em OFF após a parada do motor e os respectivos cheques de abandono.

Mesmo com a chave da bateria na posição OFF e a mistura cortada, se a chave de ignição estiver em BOTH, L ou R poderá ocorrer o acionamento repentino do motor!

Portanto, realize sempre os procedimentos e checklists previstos no manual de operações da aeronave, isso evitará surpresas desagradáveis.