É a parte do motor onde a carga combustível é admitida, comprimida e queimada.

Ele é feito de material resistente, leve e bom condutor de calor. O cilindro é constituído de duas partes: o corpo e a cabeça.

Corpo do Cilindro

É geralmente feito de aço e possui externamente alhetas de resfriamento que aumentam a área de contato
com o ar, a fim de eliminar o calor.

A parte interna é endurecida para reduzir o desgaste provocado pelo movimento do pistão.

Nos cilindros de liga de metal leve, o lado interno é formado por uma camisa resistente ao desgaste

Cabeça do Cilindro

Geralmente é feita de liga de alumínio, e nela são instaladas as válvulas e as velas de ignição.

As válvulas são instaladas dentro de guias de válvulas, e suas cabeças assentam sobre anéis de metal resistente denominados sedes de válvulas.


Externamente, a cabeça do cilindro possui alhetas de resfriamento.

Em alguns motores não existem alhetas onde está a válvula de admissão, porque esta é resfriada pela própria carga
combustível.

Câmara de Combustão

É o espaço no interior do cilindro onde a mistura é queimada.

Nos motores aeronáuticos, a câmara de combustão hemisférica (ou semiesférica) é a mais utilizada.