A AVGAS é classificada e identificada de acordo com sua octanagem (índice de octano).

A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir à detonação e quanto maior a octanagem, maior será a resistência à detonação.
Um combustível de octanagem N é aquele que se comporta como se fosse uma mistura contendo n% de isoctano e (100-n)% de n-heptano.

Por convenção, o isoctano puro tem octanagem 100 e o n-heptano puro tem octanagem zero.

O isoctano possui elevada resistência a detonação, enquanto o n-heptano suporta pouca compressão antes de entrar em combustão espontânea.

O índice de octanagem estabelece relação de equivalência à porcentagem de mistura entre um isoctano e o n-heptano.

Nesse sentido, uma gasolina de octanagem 90 possui resistência de detonação equivalente a uma mistura de 90% de isoctano e 10% de n­heptano.

A proporção de octano em relação à heptana na gasolina mostra quanto o combustível pode ser comprimido antes de entrar espontaneamente em combustão. Quando a gasolina entra em combustão por efeito de compressão, e não pela centelha da vela de ignição, ocorre a detonação no motor.

A detonação, também conhecida como “batida de pino”, leva à perda de potência e pode causar sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência.

As qualidades antidetonantes do combustível de aviação são designadas por graus. Quanto mais alto o grau, maior compressão o combustível poderá suportar sem detonar.

Para os combustíveis que possuem dois números; o primeiro indica o grau para mistura pobre, e o segundo para a mistura rica. Desta forma, o combustível 100/130 tem o grau 100 para mistura pobre e o grau 130 para a mistura rica.

Abaixo a designação e a cor dos diversos tipos de gasolina de aviação.

Nunca utilize um combustível com octanagem inferior (menor graduação) a especificada pelo fabricante. Isso levará a operação do motor com temperatura excessiva, podendo causar detonação. Querosene (JET A) nunca, em hipótese alguma, deverá ser utilizado em aeronaves a pistão!