A AVGAS é classificada e identificada de acordo com sua octanagem (índice de octano).
A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir à detonação e quanto maior a octanagem, maior será a resistência à detonação.
Um combustível de octanagem N é aquele que se comporta como se fosse uma mistura contendo n% de isoctano e (100-n)% de n-heptano.
Por convenção, o isoctano puro tem octanagem 100 e o n-heptano puro tem octanagem zero.
O isoctano possui elevada resistência a detonação, enquanto o n-heptano suporta pouca compressão antes de entrar em combustão espontânea.
O índice de octanagem estabelece relação de equivalência à porcentagem de mistura entre um isoctano e o n-heptano.
Nesse sentido, uma gasolina de octanagem 90 possui resistência de detonação equivalente a uma mistura de 90% de isoctano e 10% de nheptano.
A proporção de octano em relação à heptana na gasolina mostra quanto o combustível pode ser comprimido antes de entrar espontaneamente em combustão. Quando a gasolina entra em combustão por efeito de compressão, e não pela centelha da vela de ignição, ocorre a detonação no motor.
A detonação, também conhecida como “batida de pino”, leva à perda de potência e pode causar sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência.
As qualidades antidetonantes do combustível de aviação são designadas por graus. Quanto mais alto o grau, maior compressão o combustível poderá suportar sem detonar.
Para os combustíveis que possuem dois números; o primeiro indica o grau para mistura pobre, e o segundo para a mistura rica. Desta forma, o combustível 100/130 tem o grau 100 para mistura pobre e o grau 130 para a mistura rica.
Abaixo a designação e a cor dos diversos tipos de gasolina de aviação.
Nunca utilize um combustível com octanagem inferior (menor graduação) a especificada pelo fabricante. Isso levará a operação do motor com temperatura excessiva, podendo causar detonação. Querosene (JET A) nunca, em hipótese alguma, deverá ser utilizado em aeronaves a pistão!