O compartimento da bateria em um avião deve ser facilmente acessível para que a bateria possa ser reparada e inspecionada regularmente; ele também deve ser isolado de combustível, óleo e sistemas de ignição, e de qualquer outra substância, ou condição, que possa ser prejudicial para o seu funcionamento.

Qualquer compartimento utilizado para um acumulador que emite gases em qualquer momento durante a operação deve ser fornecido com um sistema de ventilação.

O interior do compartimento deve ser revestido com uma tinta que irá evitar a corrosão cau- sada pelo eletrólito.

A bateria deve ser instalada de modo que o eletrólito derramado seja drenado ou absorvido sem entrar em contacto com a estrutura do avião.

A plataforma ou a base sobre a qual se coloca a bateria deve ser forte o suficiente para suportar a bateria sob todas as condições de voo e pouso.

A bateria deve ser mantida firmemente no lugar com parafusos fixados à estrutura da aeronave.

Baterias com invólucro metálico são mantidas por meio de parafusos que se estendem através das orelhas na tampa da bateria.

Baterias não metálicas são presas por grampos de metal sobre as alças da bateria ou ao longo da borda da caixa de bateria.

As baterias não devem ficar nos compartimentos do motor, a menos que sejam tomadas medidas adequadas para proteger contra possíveis riscos de incêndio e efeitos prejudiciais à bateria em temperaturas excessivamente altas.

Os fabricantes das baterias têm determinado que as temperaturas de 110 a 115°F [43 a 46°C] e superiores são suscetíveis a causar uma deterioração rápida dos separadores e das placas.

A temperatura crítica especificada pelo fabricante nunca deve ser ultrapassada.

A ventilação forçada do compartimento da bateria pode ser necessária para proteger contra temperaturas excessivas da bateria, e isso pode ser fornecido por meio de um tubo, que conduz, a partir do corrente de deslizamento, para dentro do recipiente, e um tubo de ventilação adequado, que conduz para fora dele.