Algumas aeronaves são equipadas com receptores e transmissores que utilizam satélites de comunicação em órbita para estender seu alcance útil.

Os equipamentos de comunicação via satélite (SATCOM) normalmente são usados em aeronaves que realizam voos intercontinentais.

Os rádios de comunicação HF comuns fazem transmissões de longa distância, mas são bastante suscetíveis a interferência.

Os equipamentos de SA- TCOM utilizam frequências relativamente sem estática, mas normalmente limitadas por características de transmissão de linha de visão.

Durante a operação da SATCOM, a onda de RF é transmitida do rádio da aeronave para um satélite em órbita.

O satélite repassa o sinal de rádio para um receptor no solo.

Esse processo estende o alcance de um rádio de comunicação VHF típico para abranger qualquer área entre as latitudes de 75° norte e 75° sul.

Um sistema de SATCOM é composto de três subsistemas: a estação terrestre do solo, a estação terrestre da aeronave e o sistema de satélites (Figura Abaixo).

A unidade de estação terrestre da aeronave transmite em frequências da banda L entre 1530 e 1660,5 MHz.

A aeronave é capaz de transmitir informações de diversas fontes diferentes, como AIRCOM, ACARS, comunicações de voz da tripulação de voo, telefones de passageiros, telex e fax.

 Os segmentos do sistema de SATCOM. (Collins Divisions, Rockwell International)

A unidade de dados de satélite (SDU) é usada para fazer interface com informações de outros sistemas da aeronave ligados ao sistema de SATCOM.

A SDU funciona em conjunto com uma unidade de radiofrequência (RFU), um amplificador de alta potência (HPA), um amplificador de baixo ruído e uma unidade de direcionamento de feixe (BSU) para enviar um sinal da banda L para a antena transmissora e para o satélite.

Os satélites que ficam em órbita geossíncrona recebem sinais transmitidos de uma estação terrestre no solo ou uma es- tação terrestre na aeronave.

Os satélites recebem e transmitem em frequências da banda L quando se comunicam com aeronaves e em frequências da banda C quando se comunicação com estações no solo.

Os satélites atuam como uma estação retransmissora para os diversos sinais de SATCOM.

Por exemplo, um sinal recebido de uma aeronave é convertido para a frequência da banda C, amplificado e transmitido para uma estação no solo.

As estações no solo coordenam as diversas transmissões dos satélites e aeronaves.

A rede de estações no solo permite que uma aeronave se comunique com praticamente qualquer usuário da rede.

As estações no solo transmitem para os satélites a uma frequência de 4 a 6 GHz (frequências de microondas da banda C).
As estações no solo se comunicam com outros equipamentos no solo através de uma rede telefônica.