A Figura seguinte mostra a vista explodida de um motor atuador CC típico.

Vista explodida de um motor atuador CC: (1) parafuso, (2) placa de identificação, (3) porta-escovas, (4) conjunto de escovas, (5) porca, (6) arruela, (7) arruelas-calço, (8) tampa do motor, (9) armadura do freio, (10) mola da arruelas-calço, (11) arruela espaçadora, (12) arruela-calço, (13) mancal de esferas, (14) arruelas-calço, (15) prisioneiro do conjunto do motor, (16) luva isolante, (17) fio, (18) luva isolante, (19) conector de escova, (20) luva isolante, (21) prisioneiro do conjunto do motor, (22) conjunto da bobina do freio, (23) pino de registro da base, (24) conjunto da base do motor, (25) mancal de esferas, (26) arruela-calço, (27) lona do freio, (28) conjunto da armadura, (29) anel isolante do fio do motor, (30) parafuso da caixa do protetor térmico, (31) arruela, (32) retentor do protetor térmico, (33) protetor térmico, (34) caixa do protetor térmico, (35) junta do protetor térmico, (36) luva de isolamento, (37) parafuso do polo do campo, (38) polo do campo, (39) enrolamento de campo, (40) carcaça do motor.

As seções principais do conjunto do motor são a armadura, as bobinas e de campo e armação de campo, o conjunto do freio e o conjunto do protetor térmico.

A armadura é do tipo de tambor padrão com um núcleo de ferro doce laminado.

O comutador fica montado sobre uma extremidade do eixo da armadura, enquanto o disco da lona do freio fica no outro.

O campo para o motor é fornecido por dois polos formados para se encaixar em torno da armadura com um espaçamento de cerca de 0,01 polegadas [0,025 cm].

As bobinas de campo tem enrolamento duplo para permitir a reversão da polaridade do campo necessária para inverter a rotação do motor.

Os protetores térmicos são conectados no circuito para cada campo (ver Figura abaixo).

Protetores térmicos ligados em um circuito de motor.

O conjunto do freio é composto de uma bobina, uma armadura do freio e uma lona do freio montada sobre o disco de revestimento na armadura do motor.

A armadura do freio é um disco fixado pelos prisioneiros do motor, que atravessam fendas na periferia externa da armadura.

Quando o motor não está energizado, a armadura do freio é presa contra a lona do freio da armadura do motor por uma mola espiral.

Isso impede que o motor gire.

Quando o motor é energizado, a bobina do freio magnética afasta a armadura do freio da lona, deixando o motor livre para girar.

Os motores atuadores CA e CC são fabricados em tamanhos minúsculos para uso em veículos aeronáuticos e aeroespaciais.

A Figura seguinte é uma fotografia de um conjunto atuador que pode ser operado por um motor CC ou CA.

Atuador linear.

Apesar do conjunto do motor e do atuador ser muito pequeno, ele consegue exercer uma força tremenda.