A Figura seguinte mostra a vista explodida de um motor atuador CC típico.
As seções principais do conjunto do motor são a armadura, as bobinas e de campo e armação de campo, o conjunto do freio e o conjunto do protetor térmico.
A armadura é do tipo de tambor padrão com um núcleo de ferro doce laminado.
O comutador fica montado sobre uma extremidade do eixo da armadura, enquanto o disco da lona do freio fica no outro.
O campo para o motor é fornecido por dois polos formados para se encaixar em torno da armadura com um espaçamento de cerca de 0,01 polegadas [0,025 cm].
As bobinas de campo tem enrolamento duplo para permitir a reversão da polaridade do campo necessária para inverter a rotação do motor.
Os protetores térmicos são conectados no circuito para cada campo (ver Figura abaixo).
O conjunto do freio é composto de uma bobina, uma armadura do freio e uma lona do freio montada sobre o disco de revestimento na armadura do motor.
A armadura do freio é um disco fixado pelos prisioneiros do motor, que atravessam fendas na periferia externa da armadura.
Quando o motor não está energizado, a armadura do freio é presa contra a lona do freio da armadura do motor por uma mola espiral.
Isso impede que o motor gire.
Quando o motor é energizado, a bobina do freio magnética afasta a armadura do freio da lona, deixando o motor livre para girar.
Os motores atuadores CA e CC são fabricados em tamanhos minúsculos para uso em veículos aeronáuticos e aeroespaciais.
A Figura seguinte é uma fotografia de um conjunto atuador que pode ser operado por um motor CC ou CA.
Apesar do conjunto do motor e do atuador ser muito pequeno, ele consegue exercer uma força tremenda.