A Operação de um motor em constante temperatura elevada, ou superaquecimento, poderá causar diversos prejuízos que poderão resultar inclusive na parada súbita do motor em voo.
O superaquecimento do motor é causado principalmente por:
-baixa velocidade da aeronave (menor fluxo de ar)
-elevada potência do motor (decolagem e arremetida)
-mistura ar/combustível muito pobre
-baixo nível de óleo lubrificante O piloto tem a obrigação de monitorar constantemente os instrumentos do motor, e constatando o aumento da temperatura do motor deverá adotar os procedimentos previstos no manual de operações da aeronave. Os procedimentos mais comuns empregados nesta situação são:
-abertura total dos cowl flaps (para as aeronaves equipadas com este dispositivo) -enriquecer a mistura ar/combustível (mais combustível na mistura elevará a
quantidade de combustível evaporado, diminuindo a temperatura do cilindro, . no entanto o consumo de combustível será maior)
-aumento da velocidade da aeronave (maior fluxo de ar)
-redução da potência do motor (menor calor produzido)
DICA: Nas aeronaves equipadas com o instrumento CHT (termômetro da cabeça do cilindro) fica mais fácil perceber o aumento da temperatura do motor. Nas aeronaves que não possuem o CHT, o piloto poderá utilizar o instrumento do termômetro do óleo para verificar um possível aumento na temperatura do motor.