O Sistema de Controle de Voo é o mecanismo que movimenta as superfícies de controle do avião

São elas:

Ele é acionado pelo piloto, através do manche e dos pedais, os quais são conhecidos como comandos de voo.

 

Figura: Aeronaves e Motores – Jorge M. Homa

O manche é acionado pelas mãos do piloto.

Os dois tipos de manche mais comuns estão ilustrados abaixo.

Figura: Aeronaves e Motores – Jorge M. Homa

O manche é utilizado para cabrar e picar o avião.

Cabrar

Cabrar significa erguer o nariz do avião, puxando o manche.

Figura: Aeronaves e Motores – Jorge M. Homa

Quando cabrado, o profundor provoca uma reação aerodinâmica do ar que escoa no profundor, baixando a cauda do avião e, consequentemente, erguendo o nariz.

Picar

Picar significa baixar o nariz do avião, empurrando o manche para a frente.

Figura: Aeronaves e Motores – Jorge M. Homa

Os movimentos de cabrar e picar são denominados movimentos de arfagem ou tangagem (do francês, “tangage”).

Rolagem

O movimento de rolagem é também conhecido como rolamento, inclinação, lateral ou “bancagem”

Pedais

Os pedais servem para guinar o avião, isto é, desviar o nariz para a direita ou para a esquerda.

Figura: Aeronaves e Motores – Jorge M. Homa

Mecanismo do sistema de controle

O mecanismo do sistema de controle (ou comandos) de voo é formado pelo manche, pedais, alavancas, cabos, quadrantes, polias, esticadores, etc.

A figura abaixo mostra um sistema típico de comando do profundor de um avião leve.

Figura: Aeronaves e Motores – Jorge M. Homa

Verificações e Ajustes dos comandos

Nos aviões leves, as principais verificações e ajustes (a serem feitos pelo mecânico), são os seguintes:

Alinhamento dos comandos — Quando o manche e os pedais estiverem nas posições neutras, as superfícies de comando também devem estar nas posições neutras.

Ajuste dos batentes — Os batentes devem ser ajustados (quando possível) para limitar o movimento das superfícies de comando, evitando que o piloto sobrecarregue a estrutura, através de movimentos exagerados.

Ajuste da tensão dos Cabos — A tensão deve ser ajustada de acordo com as especificações do fabricante.

Cabos frouxos podem reduzir ou mesmo anular a ação dos comandos, e cabos muito esticados podem tornar os comandos “duros” e provocar desgaste nos componentes do sistema.

Balanceamento das superfícies — Algumas superfícies de controle são balanceadas para compensar o efeito da massa ou peso dessas superfícies.

Esse balanceamento deve ser verificado principalmente após execução de um reparo ou pintura na superfície de comando.