Uma aeronave realiza movimentos em voo sobre três eixos: vertical, lateral e longitudinal. O movimento sobre cada um destes três eixos é realizado por uma superfície de controle primária específica.
As superfícies de controle primárias nada mais são do que aerofólios móveis que provocam alteração no fluxo e na pressão de ar em pontos específicos, que resultam na movimentação da aeronave sobre um dos três eixos.
As superfícies de controle primárias de voo são: aileron, profundor e leme.
Os controles de voo são compostos pelo manche, que controla os ailerons e o profundor, e pelo pedal que controla o leme.
Nas aeronaves menores e menos sofisticadas os movimentos realizados no manche e no pedal são transmitidos mecanicamente ao profundo, aileron e leme através de cabos de aço, polias, esticadores, alavancas e alavancas.
Já nas aeronaves mais modernas estes movimentos são transmitidos pelo sistema hidráulico, o que diminui de forma significativa a força aplicada pelo piloto.
Em algumas modelos de aeronaves, o manche convencional é substituído pelo sidestick, que fica posicionado no centro do cockpit ou ao lado do piloto.
A maioria dos caças militares, os modernos Airbus comerciais e algumas aeronaves de treinamento (Aerobuero e Paulistinha), utilizam o sidestick como controle de voo.
A tabela abaixo exibe de forma clara a relação entre as superfícies de comando, o movimento realizado e o controle de voo utilizado.
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