O fluxo ou movimento ordenado de elétrons é chamado de corrente elétrica. Para se produzir a corrente os elétrons devem se deslocar pelo efeito de uma diferença de potêncial.

Pode-se dizer, então, que cargas elétricas em movimento ordenado formam a corrente elétrica, ou seja, corrente elétrica é o fluxo de elétrons em um meio condutor.

Intensidade da corrente elétrica (Ampère)

A unidade fundamental com que se mede a intensidade da corrente elétrica é o ampère (A).

Um ampère de corrente elétrica é definido como o deslocamento de um coulomb* através de um ponto qualquer de um condutor durante um intervalo de tempo de um segundo. Logo, podemos dizer que 1A= 1C / 1s (ampère é definido como coulomb por segundo).

*a quantidade de carga elétrica que um corpo possui é dada pela diferença entre o número de prótons e o número de elétrons que o corpo possui. A quantidade de carga elétrica é expressa na unidade Coulomb(C). Acarga de 1C= 6,25×1018 elétrons.

Funcionamento da Corrente Elétrica

A regra básica sobre corrente elétrica é a seguinte: a corrente elétrica vai por todos os caminhos (circuitos) possíveis, de forma a voltar para a fonte de alimentação. Como a resistência elétrica é a oposição da passagem da corrente elétrica, a corrente preferirá passar por um caminho mais fácil de trafegar de forma a retornar para a fonte. Ou seja, nos trechos onde a resistência elétrica for menor, a corrente elétrica será maior, e vice-versa.

Considere a Figura. Como dissemos, a corrente dá preferência por seguir por onde a resistência for menor.

Se R1 possuir uma resistência menor do que R2, isso significa que IR1 será obrigatoriamente maior do que IR2. Em outras palavras, a corrente dará preferência por passar por R1, já que o caminho propiciado por ele é mais fácil de ser atravessado para chegar de volta à fonte de alimentação.

Se R1 e R2 possuírem o mesmo valor, isso significa que a corrente será dividida de forma igual, já que não haverá “preferência”. Assim, para o caso de R1 e R2 serem de valores iguais, teremos que IR1 e IR2 terão o mesmo valor: valerão metade da corrente total do circuito (IT), já que a corrente será dividida de forma igual.

 

Divisão de corrente