O piloto pode e deve tomar alguns cuidados durante a operação do motor, no intuito de manter a eficiência da hélice e evitar danos a sua estrutura.

Apesar de ser um dos itens a ser inspecionado durante as manutenções programadas da aeronave, o piloto deve realizar antes de cada voo uma inspeção visual na superfície da hélice, a fim de analisar a presença de mossas, cortes ou arranhões profundos.

Qualquer irregularidade deve ser imediatamente reportada ao mecânico responsável, para que o mesmo possa analisar e liberar a aeronave ao voo.

Evite operar o motor em alta potência quando estiver taxiando sobre superfícies com sujeira, cascalho ou pedras soltas, tais materiais podem causar danos à superfície da hélice.

Não aplique força (empurrar ou puxar) nas pás ou qualquer outra estrutura das hélices durante a manobra da aeronave no solo, como por exemplo, a retirada da aeronave do hangar.

Para este tipo de manobra a aeronave possui um “garfo” que é acoplado ao trem de nariz e áreas específicas designadas pelo fabricante que podem ser utilizadas para aplicação de força (empurrar ou puxar).