O padrão de barramento de dados mais popular usado atualmente em aeronaves modernas adere à especificação ARINC 429; e os formatos de dados BNR e BCD são os mais comuns.

Este texto fornece exemplos da decodificação de dados BNR e BCD.

Para um estudo mais aprofundado desse barramento de dados, consulte a especificação ARINC 429.

Durante a explicação a seguir sobre como decodificar dados BNR, consulte a Figura abaixo.

O campo de dados para qualquer mensagem BNR está contido nos bits 11-28.

Logo, os dados contêm no máximo 18 bits, ainda que alguns contenham menos.

Sempre que os dados transmitidos não preenchem todo o campo de dados, os bits desnecessários são definidos como bits de padding (enchimento).

Os bits de padding são configurados como 0s binários, mas alguns engenheiros de software usam os bits de padding para transmitir informações adicionais.

Isso aproveita um espaço de dados que não teria utilidade.

De acordo com a especificação ARINC, o rótulo 206 é designado ao formato BNR; a informação é a velocidade em relação ao ar calculada; as unidades da velocidade em relação ao ar são os nós; há 10 bits significativos; a amplitude dos dados é 1024; e a resolução dos dados é 1.

O número de bits significativos determina quanto do campo de dados conterá os dados reais.

Como vemos, dez bits (28-19) são dados utilizáveis; os bits remanescentes do campo de dados (18-11) são bits de padding configurados como 0 binário.

A amplitude (no caso, 1024) designa o valor máximo possível dos dados decodificados; a resolução é definida como o menor valor possível de qualquer dado.

Obviamente, esses valores são alocados ao rótulo 206; valores diferentes são usados para rótulos diferentes definidos pela especificação ARINC 429.

Para decodificar o valor da velocidade em relação ao ar computada (rótulo 206), primeiro determine os valores dos bits 28-19.

O valor do bit 28 é a amplitude dividida por 2 (1024/2 = 512); o valor do bit 27 é a amplitude dividida por 4 (1024/4 = 256); o valor do bit 26 é a amplitude dividida por 8 (1024/8 = 128); e assim por diante.

Em outras palavras, para dados BNR a amplitude é dividida ao meio para o bit 28, ao meio novamente para o bit 27 e assim sucessivamente até um valor ter sido designado para todos os bits significativos.

Depois que os valores dos bits são determinados, basta somar todos os bits configurados como 1 binário.

Os bits configurados como 0 binário tem valor de zero e podem ser ignorados.

Nesse exemplo, os bits 27, 26, 24, 22 e 19 são configurados como 1 binário; logo, soma-se 256 + 128 + 32 + 8 + 1 para chegar ao resultado de 425.

Assim, essa palavra ARINC 429 seria decodificada para significar que a velocidade em relação ao ar computada é de 425 nós.

A especificação ARINC também detalharia o significado do SDI e da SSM.

Nesse caso, para o rótulo 206, os dados do SDI são configurados como 0 binário, 0 para os bits 9 e 10.

Isso poderia significar que todas as LRUs conectadas ao barramento de dados devem ler esse rótulo.

O SDI configurado como 0,1 binário poderia significar que apenas o computador de gerenciamento de voo deve ler esses dados e todas as outras LRUs podem ignorar a mensagem.

O exemplo mostra a SSM configurada como 1,1 binário e 0 para os bits 29, 30 e 31.

Isso poderia indicar que os dados de velocidade em relação ao ar computada são enviados a partir do computador de dados aerodinâmicos primário.

Os valores do SDI e da SSM são sempre específicos a um determinado número de rótulo, de acordo com a especificação ARINC 429.

Use os materiais apresentados, em conjunto com a especificação ARINC 429 ou os dados dos fabricantes da aeronave, para decodificar ou codificar dados BNR.

Dados decodificados: (formato BNR) velocidade em relação ao ar computada = 425 nós.