A palavra Selcal é derivada do termo selective calling (“chama- da seletiva”) e o decodificador Selcal é um instrumento projetado para aliviar o piloto e o copiloto da obrigação de monitorar continuamente os receptores de rádio da aeronave.

O decodificador Selcal é, na prática, um monitor automático que busca uma determinada combinação de tons designada à aeronave individual.

Sempre que uma transmissão com o código correto é recebido de uma estação no solo, o sinal é decodificado pela unidade Selcal, que avisa o piloto sobre a transmissão de rádio.

O sistema ativa automaticamente o rádio correto para a tripulação de voo ou simplesmente informa a tripulação sobre a transmissão de rádio que estão recebendo.

As estações de solo equipadas com equipamentos transmissores de tons chamam as aeronaves individuais transmitindo tons que se ligam apenas a um decodificar aéreo configurado para responder àquela combinação específica de tons.

Quando os tons apropriados são recebidos, o decodificar opera um circuito de alarme externo para produzir um sino, luz, ruído ou combinação desses sinais.

O operador no solo que deseja contatar uma aeronave específica por meio da unidade Selcal seleciona o código de quatro tons que foi alocado à aeronave.

O código em tons é transmitido por uma onda de RF e o sinal pode ser captado por todos os receptores  sintonizados à frequência usada pelo transmissor.

O único receptor que consegue responder e produzir o sinal de alerta para o piloto é o sistema receptor e decodificador que foi configurado para aquele código de quatro tons específico.

O decodificador Selcal normalmente é uma LRU independente instalada no rack de equipamentos da aeronave junto com os transceptores de rádio de VHF e HF.

Como mostrado na Figura Abaixo, a LRU tem um display de quatro dígitos usados para inserir o código de identificação Selcal da aeronave.

 Um pequeno painel deve ser instalado na cabine de comando para controlar (ligar/desligar) o sistema Selcal dos diversos rádios de comunicação.

Sistema de SelCal típico para um avião comercial.