Durante o voo, a aeronave produz precipitação estática através do contato com chuva, poeira, nuvens e outras partículas.

A precipitação estática (P-estática) também pode ser criada pelo movimento do escapamento de fato sobre a superfície da aeronave.

A precipitação estática pode ocorrer sobre grandes aeronaves ou pequenas, mas só é prevalente em veículos de relativamente alta velocidade.

Em altas velocidades, a fricção entre o ar e a superfície da aeronave aumenta.

É essa fricção que produz uma carga elétrica estática sobre a superfície da aeronave.

A carga estática em si representa uma ameaça mínima à segurança do voo, mas a descarga da precipitação estática de volta no ar cria problemas.

Quando a precipitação estática “pula” da aeronave para o ar, uma onda magnética de baixa frequência é produzida.

Essa onda magnética cria uma interferência de rádio idêntica àquela produzida por um relâmpago, exceto que a descarga da precipitação estática cria um sinal de interferência mais fraco.

A interferência de rádio também pode ser criada quando uma carga estática se move de uma parte do avião para outra.

Como discutido no Capítulo 12, técnicas de ligação elétrica são usadas para eliminar as descargas estáticas entre os componentes da aeronave.

O uso correto dos descarregadores estáticos é essencial para o controle da precipitação estática.

 Os descarregadores estáticos reduzem o limite no qual a precipitação estática deixa a aeronave.

Em outras palavras, uma quantidade menor de carga estática precisa se acumular antes de ser descarregada de volta no ar.

Esse nível menor de corrente de descarga produz um nível menor de interferência de rádio.

Se a descarga for controlada em um valor baixo o suficiente, a interferência de rádio passa a ser ínfima.

Os descarregadores estáticos ficam localizados em diversos pontos na aeronave, como ilustrado na Figura Abaixo.

 A precipitação estática tende a se acumular nas pontas e bordos de ataque das asas, nas superfícies de controle e nos estabilizadores horizontais e verticais.

 Os descarregadores localizados nessas áreas têm o maior potencial de reduzir a interferência de rádio.

 Como mostrado na Figura Abaixo os descarregadores normalmente ficam montados sobre um retentor, que por sua vez fica montado permanentemente na superfície da aeronave.

 Isso facilita a substituição do descarregador caso os pinos de descarga sejam danificados ou fiquem cavitados pelo uso.

Sempre inspecione os descarregadores estáticos em intervalos apropriados e de acordo com as recomendações do fabricante.

A Figura Abaixo é uma fotografia de um descarregador estático típico.

Sistema de arrefecimento de instrumentos. (Boeing Corporation.)

Locais típicos de descarregadores estáticos. (a) Tipo do bordo de fuga e (b) tipo de ponta.

Instalação típica de um descarregador estático: (a) tipo de bordo de fuga; (b) tipo de ponta; (c) fotogra- fia de conjunto completo. (Dayton Aircraft Products.)