O procedimento de desmontagem para geradores não pode ser discutido em detalhes neste texto, pois varia muito entre as diferentes marcas e modelos de geradores.

Contudo, se for necessário desmontar um gerador, o técnico deve consultar as instruções fornecidas pelo fabricante do modelo específico.

Se essas instruções não estiverem disponíveis, o técnico pode seguir os procedimentos a seguir para obter um resultado razoável:

1 – Remover a cinta ou tampa que cobre as escovas e o comutador.

2 – Remova as escovas e desconectar os fios condutores flexíveis dos porta-escovas.

Marque as escovas em relação a suas posições corretas no aparelhamento das escovas.

3 – Desconecte os fios condutores do campo e dos terminais e marque as conexões para que possam ser reconectadas corretamente.

4 – Remova os pinos ou parafusos que fixa as tampas de extremidades à armação de campo.

Alguns geradores possuem uma porca e arruela que prende o eixo da armadura no mancal; nesse caso, a porca e a arruela devem ser removidas antes das tampas das extremidades serem removidas.

5 – Quando ambas as tampas de extremidade estiverem livres, remova-as e tire-as da armadura.

Observação: Desmontagens adicionais podem ser realizadas quando necessário, mas para fins de inspeção e limpeza, a remoção das escovas, tampas de extremidade e armadura normalmente é suficiente.

6 – Após a desmontagem, sopre ar comprimido seco para retirar a poeira das escovas que se acumulou no conjunto do campo.

7 – Use uma escova ou pano umedecido com um solvente apropriado para limpar o conjunto da armação de campo, o comutador e o aparelhamento das escovas.