As publicações sobre manutenção para qualquer publicação devem conter informações que expliquem a operação dos sistemas elétricos.

Para entender totalmente a operação de qualquer sistema elétrico, o técnico deve estar familiarizado com a fiação do sistema.

 O diagrama esquemático é um mapa elétrico que identifica os diversos fios e componentes elétricos de um determinado sistema.

Os diagramas esquemáticos elétricos para pequenas aeronaves muitas vezes estão contidos no manual de manutenção.

O manual de manutenção também descreve as práticas de operação e manutenção de cada sistema.

 Os diagramas elétricos de aeronaves maiores e mais complexas estão contidos em um manual do diagrama do circuito elétrico.

 Os sistemas elétricos que não são produzidos ou instalados pelo fabricante da aeronave normalmente não estão incluídos nesses dados.

Os  diagramas esquemáticos de equipamentos elétricos “adicionais” devem ser obtidos junto aos fabricantes desses itens específicos.

Os termos diagrama esquemático, esquema e diagrama são todos usados para denotar o mapa de um sistema elétrico ou componente.  

Em geral, esses termos são usados como sinônimos no setor.

 Muitas empresas e fabricantes possuem diretrizes específicas sobre o que é um diagrama elétrico e o que é um esquema elétrico; logo, essas definições devem ser seguidas.

Em geral, no entanto, a maioria dos técnicos usa os termos simples diagrama ou diagrama esquemático para definir o mapa elétrico.

 Sua op- ção entre os termos normalmente é uma questão de preferência pessoal, não de definição específica.

Este texto usa os dois termos como sinônimos em praticamente todas as ocasiões.

Os fabricantes de aeronaves corporativas e de transporte normalmente seguem as especificações da Air Transport Association (ATA) para categorizar os dados nos manuais de manutenção e do diagrama do circuito elétrico.

Alguns manuais de aeronaves de aviação geral, mas não todos, seguem as especificações da ATA.

A especificação 2200 da ATA contém um código numérico detalhado para os diversos itens usados em uma aeronave.

A especificação 2200 da ATA é uma versão moderna da antiga especificação 100 da ATA.

Como a 2200 é relativamente nova, muitas publicações mais antigas sobre manutenção de aeronaves ainda seguem a ATA 100.

Em linhas gerais, as duas especificações são bastante semelhantes, mas a 2200 tem mais flexibilidade e foi projetada para uso com mídias digitais, como notebooks e tablets.

A especificação ATA 2200 designa componentes e sistemas específicos a determinados capítulos de todas as publicações de manutenção e diagramas de circuitos elétricos.

Conhecer esse padrão ajuda os técnicos a encontrar uma descrição de sistema ou diagrama esquemático elétrico específico.

Alguns dos capítulos que poderiam se aplicar a sistemas elétricos incluem os capítulos 20 (práticas padrões de células), 24 (energia elétrica), 31 (sistemas de indicação e gravação), 33 (iluminação), 34 (navegação), 39 (painéis elétricos/eletrônicos e componentes de múltiplos propósitos), 74 (ignição do motor) e 77 (indicador do motor).

Lembre-se que esta é apenas uma lista parcial; praticamente todas as peças de uma aeronave podem ter um sistema elétrico ou eletrônico relacionado.

Cada um dos capítulos ATA é dividido em seções que detalhe as diversas peças do sistema de uma aeronave.

Os diagramas esquemáticos normalmente representam as configurações elétricas de um ou mais sistemas.

Os diagramas esquemáticos não mostram as configurações físicas de componentes dentro de um sistema elétrico.

 Em outras palavras, os diagramas esquemáticos não representam o local dos componentes elétricos dentro da aeronave ou com relação a outros componentes do sistema.

Em geral, os diagramas de aeronaves civis são bastante parecidos; contudo, há diversas diferenças nos digramas desenhados por cada fabricante.

Alguns diagramas indicam a bitola do fio dentro do número do código do fio.

Isso é útil quando precisamos substituir fios em pane.

Muitas vezes, os componentes individuais de um sistema elétrico estão identificados no diagrama esquemático; outros diagramas numeram os componentes e usam uma lista de identificação.

 Literalmente centenas de símbolos diferentes são usados para representar os diversos componentes dos sistemas elétricos de aeronaves.

Na maior parte das vezes, esses símbolos são padronizados, mas ainda há alguma variância entre os fabricantes.

O apêndice deste livro inclui os símbolos elétricos e eletrônicos de diversos fabricantes de aeronaves.

Em linhas gerais, aeronaves complexas exigem diagramas mais complexos do circuito elétrico e listas de fios detalhadas.

Por exemplo, grandes aeronaves de transporte normalmente usam vários níveis de diagramas elétricos.

O nível mais simples pode ser o diagrama em blocos (ver Figura Abaixo).

O diagrama em blocos é usado para a familiarização geral com o sistema em sua totalidade e não inclui muitos detalhes.

 O técnico provavelmente começaria o processo de resolução de problemas por esse diagrama e depois passaria para outros, que contêm informações mais específicas.

 Posteriormente, o técnico precisaria entender detalhes como os números de fios ou pontos de contato específicos em um conector elétrico; para essas informações, o fabricante fornece mais detalhes em um ou mais diagramas ou esquemas elétricos.

Aeronaves grandes e complexas também usam listas de fios e listas de feixes para ajudar a identificar o roteamento de fios e feixes.

Essas listas muitas vezes são apresentadas como tabelas contendo números de fios, números de identificação de conectores, informações sobre contatos elétricos e locais onde os fios são usados na aeronave.

 Essas informações são ligeiramente diferentes entre os fabricantes e mesmo entre os tipos de aeronave construídos pelo mesmo fabricante.

 Sempre que for necessário executar um processo detalhado de resolução de problemas de um sistema, é importante consultar as listas de fios e de feixes.

O diagrama esquemático de um sistema elétrico raramente identifica a fiação elétrica dentro de um componente ou LRU.

Por exemplo, o diagrama de um circuito de partida de uma aeronave poderia representar o motor de partida como um círculo vazio.

O diagrama esquemático do motor de partida mostra a fiação interna do motor.

O termo unidade substituível durante a escala (LRU) é muito usado para se referir a componentes elétricos, rádios de comunicação ou unidades de controle do gerador.

Os diagramas esquemáticos desses componentes normalmente são disponibilizados pelos fabricantes dos componentes.

O termo unidade substituível durante a escala significa que o componente pode ser removido e instalado com facilidade da aeronave.

Os principais fabricantes de aeronaves representam os esquemas elétricos de formas ligeiramente diferentes.

As Figuras Abaixo mostram diagramas esquemáticos diferentes de um sistema de luzes de aterrissagem; as duas têm várias diferenças e semelhanças entre si.

O diagrama esquemático da Beechcraft, a Figura 13-3, inclui uma descrição de componentes, que lista os números de peça aplicáveis, a quantidade de unidades e as zonas de instalação de componentes.

Um diagrama em blocos típico.
Diagrama esquemático de circuito de luz de aterrissagem Beechcraft. (Beech Aircraft Corporation.)
FIGURA 13-4 Diagrama esquemático de circuito de luz de aterrissagem Piper. (Piper Aircraft Corporation.)

Uma zona de instalação indica onde um componente fica localizado dentro da aeronave.

Se o número da zona é ligado a uma tabela de códigos de zonas, é possível identificar o local do componente.

 Isso é extremamente importante quando estamos lidando com uma aeronave complexa, com diver- sos componentes elétricos em locais remotos.

A Beechcraft indica a bitola da fiação de um circuito nos dois últimos dígitos do código do fio.

Por exemplo, L5 5A18 indica um fio de bitola 18.

O diagrama esquemático da Piper mostrado na Figura Acima não contém uma tabela separada de componentes ou fios. Todas as informações relativas ao circuitos estão contidas dentro do diagrama.

Cada componente tem seu rótulo e a bitola do fio é sobreposta aos fios individuais.

Em geral, todos os diagramas esquemáticos são bastante semelhantes; todos contêm as informações necessárias para comunicar o layout elétrico do circuito.

 As diferenças de projeto são ilustradas pelo diagrama.

Por exemplo, a Beechcraft controla a luz usando uma chave disjuntora, enquanto o sistema da Pi- per conecta a luz de aterrissagem ao plugue conector usando um cabo blindado.

 Essas diferenças de projeto são comuns entre os diversos fabricantes.

Sempre consulte o diagrama esquemático antes de trabalhar em qualquer circuito elétrico.

Se alguma parte do diagrama não puder ser interpretada, busque auxílio junto ao representante técnico apropriado.