O EICAS apresenta determinados parâmetros do motor e do sistema da aeronave quando necessários.

Em outras palavras, nem todos os dados do sistema são apresentados continuamente.

Em caso de pane do sistema, as informações essenciais aparecem automaticamente no display e os sinais de cuidado e advertência são ativados.

Durante a operação normal, apenas uma quantidade mínima de informações é apresentada; os dados do sistema adicionais podem ser apresentados quando o controle apropriado do EICAS é acionado.

O Boeing 757 e o 767 utilizam um EICAS que contém dois displays de CRT, como mostrado na Figura Abaixo.

Dois displays de EICAS de um Boeing 757. (Boeing Corporation.)

Durante configurações de voo normais, o CRT inferior normal[1]mente fica em branco.

O CRT inferior é usado para apresentar o status de sistemas em pane e atua como display de reserva caso o superior deixe de funcionar.

O CRT superior é chamado de display EICAS principal, enquanto o CRT inferior é chamado de display EICAS auxiliar.

É preciso observar que as novas aeronaves B-757 e 767 são construídas usando instrumentos de LCD, não as unidades de CRT dos projetos anteriores.

Os LCDs oferecem economias de peso e energia em comparação aos de CRT, então praticamente todas as novas aeronaves empregam tecnologias de LCD para os instrumentos das cabines de comando.

Vários formatos são utilizados pelos diversos EICASs, variando com o modelo da aeronave.

Alguns formatos comuns incluem os modos primário, secundário e compacto.

O formato primário é apresentado no display principal durante a operação normal.

 Quatro cores diferentes são utilizadas para apresentar informações. Uma mudança de cor indica uma mudança no status do sistema.

Quatro mensagens de alerta estão disponíveis no formato primário.

As mensagens do nível A são mensagens de advertência e aparecem em vermelho. Estas são as mais importantes.

 AS mensagens do nível B são de cuidado e são apresentadas em âmbar.

AS mensagens do nível C são avisos, apresentadas em âmbar ou azul claro, dependendo do modelo EICAS específico.

 As mensagens do nível D, chamadas de memorandos, são apresentadas em branco. As advertências, ou mensagens de nível A, indicam condições que exigem atenção imediata e ação imediata por parte da tripulação de voo. Os alertas de nível A incluem despressurização da cabine e incêndio no motor.

 As advertências ativam outros anunciadores visuais e sonoros discretos na cabine de comando, como o alarme de incêndio.

Existem pouquíssimos alertas de nível A possíveis.

 As mensagens de nível B, ou cuidados, aparecem em âmbar, logo abaixo de qualquer mensagem de nível A.

Um som discreto diferente e outra luz anunciadora são ativados para esses alertas. Os cuidados exigem consciência imediata da tripulação e ação futura por parte desta.

As mensagens de aviso exigem consciência imediata da tripulação e ações futuras possíveis.

Os memorandos são usados como lembretes para a tripulação. Para todos os níveis de alerta, a mensagem mais recente aparece no alto de sua categoria.

As mensagens de nível A aparecem no topo do display, as de nível B abaixo das de nível A, seguidas pelas de nível C, até finalmente as de nível D aparecerem no fim da lista.

No momento em que o sistema é ativado, o formato secundário aparece automaticamente no display auxiliar do EICAS.

O formato secundário mostra parâmetros do motor, como velocidade de rotor N2, fluxo de combustível, pressão do óleo, temperatura do óleo, quantidade de óleo e vibração do motor.

O modo compacto é usado quando um display está inativo ou sendo usado para mostrar páginas de manutenção.

 No modo compacto, os dados normalmente são apresentados apenas em formato digital.

 Em outras palavras, as representações de instrumentos em indicadores redondos ou verticais são eliminadas. O modo compacto é usado durante o voo caso um dos displays fique inativo.

As informações compactadas podem ser apresentadas no display principal ou no auxiliar.

A Figura Abaixo mostra um diagrama em blocos do EICAS do B-757.

Diagrama em blocos dos engine indicating and crew alerting systems do B-757. (Boeing Company.)

Os dois computadores do EICAS monitoram mais de 400 entradas de sistemas do motor e da célula para alertar a tripulação em caso de pane do sistema.

Um computador EICAS usa dados analógicos e digitais para se comunicar com os diversos componentes do sistema.

O sistema de barramento de dados ARINC 429 é usado para a maioria dos processos de transmissão e recepção de dados digitais do EICAS.

Contudo, não esqueça que outros formatos de barramentos de dados podem ser utilizados em alguns sistemas.