Durante o projeto e o desenvolvimento de um avião o fabricante realiza exaustivos testes para avaliar a carga máxima de esforços que a estrutura do avião estará apta a suportar nas mais diversas situações sem que ocorram danos.

Após a homologação do avião o fabricante estabelece, através do manual de operações, os limites dentro dos quais a operação deve ser conduzida.

Um piloto que respeita as limitações da aeronave seja ela de peso, velocidade, altitude, parâmetros do motor ou fator de carga, certamente não terá muitas surpresas desagradáveis ao longo de sua carreira na aviação.

Por outro lado, ao ultrapassar deliberadamente as limitações impostas pelo fabricante o piloto está abrindo mão da segurança do voo e colocando em risco a estrutura da aeronave e consequentemente a própria vida!

Portanto, lembramos, enfaticamente, a importância da leitura do manual de operação da aeronave que você irá voar, a fim de ter conhecimento das diversas limitações da mesma.

Os principais esforços estruturais sofridos pela estrutura de um avião são: Tração, compressão, torção, flexão e cisalhamento.