Quando fios ou feixes de fios são distribuídos através da aeronave, sem a proteção mecânica do conduíte, isso é chamado de fiação ao ar livre.

A maioria das aeronaves usa o sistema de cabeamento ao ar livre, e uma proteção mecânica é fornecida em áreas críticas com a fixação adequada dos fios, adicionando-se anéis isolantes de borracha ou plástico e fios de roteamento atrás de painéis decorativos ou estruturais.

O cabeamento ao ar livre é mais vulnerável a desgaste, abrasão e danos causados por líquidos do que o instalado em conduítes; portanto, é preciso ter cuidado ao checar se ele está instalado de forma que não seja exposto a esses riscos e de forma a evitar danos.

O número de fios agrupados num feixe deve ser limitado a fim de reduzir os problemas de manutenção e para limitar os danos no caso de um curto-circuito ocorrer e queimar um dos fios do feixe.

O cabo blindado, o cabo de ignição e o fio que não é protegido por um disjuntor ou fusível são muitas vezes distribuídos separadamente.

O raio de curvatura de um feixe de fio não deve ser menor do que 10 vezes o diâmetro exterior do feixe.

Isso é necessário para evitar tensões excessivas no isolamento.

Fios especiais, como de barramento de dados ou cabo coaxial, também têm um raio de curvatura mínimo.

Sempre consulte os dados do fabricante para verificar os raios mínimos de curvaturas adequados.