Fonte de alimentação de todos os instrumentos do sistema de Pitot estático, uma falha na tomada estática por obstrução -seja por formação de gelo, sujeira, ou outro fator -é mais remota e difícil de ocorrer, no entanto, é mais perigosa.

-velocímetro: com a operação exclusiva do tubo de Pitot as indicações do velocímetro serão imprecisas, ocorrerá o seguinte:
a velocidade indicada pelo velocímetro será menor do que a velocidade real da aeronave, quando a mesma estiver numa altitude superior a qual a tomada estática se tornou inoperante. Quando a aeronave estiver voando numa altitude inferior, a velocidade indicada pelo velocímetro será maior do que a velocidade real da aeronave, uma situação perigosa!
-altímetro: sem a operação da tomada estática o altímetro se tornará inoperante, e o piloto poderá constatar tal inoperância da seguinte forma:
a altitude indicada no altímetro irá parar (travar ou congelar) na altitude em que ocorreu a obstrução da tomada estática. Portanto, o piloto se encontrará numa situação extremamente adversa, uma vez que não terá informação sobre a altitude da aeronave.
-climb: sem a operação da tomada estática o climb também se tornará inoperante, e o piloto poderá constatar tal inoperância da seguinte forma:
O ponteiro do climb irá indicar unicamente a posição ZERO, independente da aeronave estar subindo ou descendo.