Como é de nosso conhecimento o sistema de Pitot estático é formado basicamente pelo tubo de Pitot e pela tomada estática, ambos localizados na parte externa da aeronave.

Qualquer obstrução nestas superfícies, geralmente causada pela formação de gelo, irá provocar a indicação errônea e imprecisa destes três importantes instrumentos (velocímetro, altímetro e climb), algo muito grave, principalmente se o piloto estiver voando exclusivamente por instrumentos (IMC).

Falha no tubo de Pitot

A falha mais comum do sistema de Pitot estático é a obstrução do tubo de Pitot, causada pela formação de gelo, sujeira, presença de insetos, etc. Por este motivo devemos sempre verificar com muito cuidado, durante a inspeção pré-voo, as condições do tubo de Pitot.

Durante o voo a principal preocupação será a formação de gelo, portanto, se a sua aeronave dispuser do aquecimento de Pitot (Pitot heat) utilize-o de acordo com os procedimentos expostos no manual do fabricante da aeronave.

Conforme é possível visualizar na figura anterior, o único instrumento alimentado pelo tubo de Pitot é o velocímetro, logo, apenas este instrumento será afetado no caso de uma falha no tudo de Pitot.

Como o velocímetro não receberá a pressão dinâmica proveniente do tubo de Pitot haverá a informação apenas da pressão estática, fato que resultará na indicação errônea da velocidade.

Essa indicação se dará da seguinte forma:

Falha na tomada estática

Fonte de alimentação de todos os instrumentos do sistema de Pitot estático, uma falha na tomada estática por obstrução – seja por formação de gelo, sujeira, ou outro fator – é mais remota e difícil de ocorrer, no entanto, é mais perigosa.

Analisaremos a seguir a maneira pela qual uma falha na tomada estática irá afetar os instrumentos que dependem da informação da pressão estática.

  • velocímetro: com a operação exclusiva do tubo de Pitot as indicações do velocímetro serão imprecisas, ocorrerá o seguinte:
    a velocidade indicada pelo velocímetro será menor do que a velocidade real da aeronave, quando a mesma estiver numa altitude superior a qual a tomada estática se tornou inoperante. Quando a aeronave estiver voando numa altitude inferior, a velocidade indicada pelo velocímetro será maior do que a velocidade real da aeronave,
    uma situação perigosa!
  • altímetro: sem a operação da tomada estática o altímetro se tornará inoperante, e o piloto poderá constatar tal inoperância da seguinte forma:
    a altitude indicada no altímetro irá parar (travar ou congelar) na altitude em que ocorreu a obstrução da tomada estática. Portanto, o piloto se encontrará numa situação extremamente adversa, uma vez que não terá informação sobre a altitude da aeronave.
  • climb: sem a operação da tomada estática o climb também se tornará inoperante, e o piloto poderá constatar tal inoperância da seguinte forma:
    o ponteiro do climb irá indicar unicamente a posição ZERO, independente da aeronave estar subindo ou descendo.

A seguir analisaremos o princípio de funcionamento do giroscópio e os instrumentos que utilizam as propriedades do giroscópio em sua operação, dentre eles o horizonte artificial, o giro direcional e o turn coordinator.