A falha mais comum do sistema de Pitot estático é a obstrução do tubo de Pitot, causada pela formação de gelo, sujeira, presença de insetos, etc. Por este motivo devemos sempre verificar com muito cuidado, durante a inspeção pré-voo, as condições do tubo de Pitot. Durante o voo a principal preocupação será a formação de gelo, portanto, se a sua aeronave dispuser do aquecimento de Pitot (Pitot heat) utilize-o de acordo com os procedimentos expostos no manual do fabricante da aeronave.
Conforme é possível visualizar na figura anterior, o único instrumento alimentado pelo tubo de Pitot é o velocímetro, logo, apenas este instrumento será afetado no caso de uma falha no tudo de Pitot.

Como o velocímetro não receberá a pressão dinâmica proveniente do tubo de Pitot haverá a informação apenas da pressão estática, fato que resultará na indicação errônea da velocidade. Essa indicação se dará da seguinte forma:
-aeronave subindo: a velocidade indicada pelo velocímetro será maior do que a real da aeronave
-aeronave descendo: a velocidade indicada pelo velocímetro será menor do que a velocidade real da aeronave