As características dos filtros ressonantes, como descritas anteriormente, os tornam extremamente úteis para a filtragem de diversas frequências em um circuito eletrônico.

Entre os tipos de filtros usados em circuitos eletrônicos, temos os filtros passa-altas, os filtros passa-baixas e os filtros passa-banda.

Um filtro passa-altas tende a passar frequências nas faixas mais elevadas e a atenuar ou reduzir a corrente em frequências nas faixas mais baixas.

Um filtro passa-baixas passa frequências nas faixas mais baixas e atenua ou reduz a corrente em frequências nas faixas mais altas.

Um filtro passa-banda permite a passagem de certas bandas de frequência e reduz a corrente em frequências abaixo ou acima da faixa de banda.

A Figura Abaixo mostra um circuito de um filtro passa-altas.

Um filtro passa-altas.

Observe que o capacitor está em série com o circuito e que as bobinas de indutância estão em paralelo com o circuito.

Como a reatância capacitiva diminui à medida que a frequência aumenta, em níveis de alta frequência, a corrente parece fluir através do capacitor; e como a reatância indutiva aumenta à medida que a frequência aumenta, a corrente diminui através das bobinas de indutância à medida que a frequência aumenta.

Assim, o circuito tende a passar as altas frequências e a eliminar ou reduzir as baixas, pois elas simplesmente entram em curto com a massa.

A Figura Abaixo mostra um circuito de um filtro passa-baixas.

Um filtro passa-baixas.

Nesse circuito, a bobina de indutância está em série e os dois capacitores estão em paralelo.

As frequências baixas passam facilmente através da bobina de indutância e são bloqueadas pelos capacitores.

 À medida que as frequências aumentam, elas são bloqueadas pela bobina de indutância e passadas pelos capacitores e conectadas à massa; assim, as altas frequências são eliminadas.

A Figura Abaixo mostra um filtro passa-banda.

Um filtro passa-banda

 A impedância do circuito LC em série é alta, exceto na frequência ressonante ou em torno dela.

Logo, na frequência ressonante, o fluxo de corrente será comparativamente alto.

Na frequência ressonante, a impedância na porção paralela do circuito também será alta, impedindo que a corrente seja contornada.

 A largura de banda de um filtro passa-banda é determinada pelo número de elementos de circuito e pela resistência do circuito; quanto maior a resistência, mais larga a banda.

A Figura Abaixo mostra um filtro corta-banda.

Um filtro corta-banda

Nesse circuito, o circuito LC em paralelo está em série com a carga e a porção em série ou circuito LC em série está em paralelo.

Com essa estrutura, as frequências ressonantes são contornadas e impedidas de alcançar a saída (curto com a massa).

 Todas as outras frequências são passadas para a saída do filtro.

 Tornar a indutância ou a capacitância variável transforma um filtro pode ser transformado em um circuito de sintonização.

 Um circuito de sintonização simples é composto de um capacitor variável usado com um resistor fixo.

Em alguns casos, no entanto, o capacitor é fixo e a indutância é sintonizada por meio de uma vareta, ou núcleo móvel, dentro do indutor.

Os circuitos de sintonização normalmente são projetados para ter um nível relativamente alto de seletividade; em outras palavras, eles permitem a passagem de uma banda muito estreita de frequências e rejeitam todas as outras.

A Figura Abaixo mostra um circuito simples para uma unidade de sintonização típica.

Um circuito de sintonização simples

Os sinais de rádio que cortam a antena induzem sinais de diversas frequências que fluem através do enrolamento primário da bobina da antena até a massa.

Essas correntes produzem ondas eletromagnéticas que induzem tensões no enrolamento secundário da bobina da antena.

Como um capacitor variável C está conectado entre a bobina secundária, a corrente máxima fluirá apenas à frequência ressonante da bobina e do capacitor.

 Logo, na frequência ressonante, a tensão máxima será desenvolvida no capacitor, e essa mesma tensão será aplicada ao circuito emissor-base do transistor.

Essa tensão é o sinal de entrada do transistor, que amplifica o sinal relativamente fraco do sintonizador.

Em alguns casos, um circuito ressonante em série é integrado ao sistema primário da bobina da antena, como mostrado na Figura Abaixo .

Um circuito de sintonização com um circuito ressonante em série.

Nesse caso, a corrente máxima flui na primária apenas à frequência ressonante.

Isso aumenta a seletividade, pois as frequências indesejadas praticamente não podem ser induzidas no enrolamento secundário da bobina da antena.

 Os dois circuitos descritos não são, absolutamente, os únicos meios de sintonização, mas representam os princípios básicos usados em todos os circuitos de sintonização nas frequências baixas e médias