Os cowl flaps são dispositivos móveis (operados mecânica ou eletricamente) que permitem ao piloto controlar parte do fluxo de ar circulante no motor. Não são todas as aeronaves equipadas com este dispositivo.

Os cowl flaps aumentam ou diminuem a área de saída do fluxo de ar na parte traseira do capo do motor.

Fechando os cowl flaps, diminui-se a área de saída, a qual efetivamente diminui a quantidade de ar que pode circular sobre as aletas dos cilindros.

O fluxo de ar diminuído não pode transportar tanto calor como antes; portanto, existe a tendência da temperatura do motor aumentar.

Os cowl flaps geralmente possuem três posições: fechada, parcialmente aberta e totalmente aberta.

A abertura dos cowl flaps aumenta o arrasto parasita.


Os cowl flaps são geralmente abertos durante o táxi e a decolagem, sendo parcialmente ou completamente fechados durante a subida.

Em cruzeiro e na descida estão na posição fechado.

Na aproximação final são novamente abertos, para o caso de uma arremetida. Sempre consulte o manual de operações da aeronave que você irá operar para verificar o padrão recomendado para a utilização dos cowl flaps!