É a estrutura na qual são fixados as demais partes da aeronave (asas, empenagem, trem de pouso, sistemas, etc.), além de alocar a cabine de comando e o compartimento para passageiros e cargas.

É também na fuselagem que o motor é fixado, no caso dos aviões monomotores.

Os três principais tipos de estrutura da fuselagem são: tubular ou treliça, monocoque e semimonocoque.

Este tipo de estrutura é empregado na construção de aviões leves e de pequeno porto, ele é geralmente formado por tubos de aço soldados entre si, desta forma distribui-se os esforços sofridos pela estrutura.
Este tipo de fuselagem é comumente revestido por uma tela.

Este tipo de estrutura é constituído basicamente de cavernas e do revestimento.

Como este tipo de fuselagem não possui longarinas e reforçadores, a maior parte dos esforços estruturais é absorvido pelo revestimento, logo, este deve ser bastante resistente para suportar tais esforços.


Um dos grandes problemas da estrutura monocoque é que o material do revestimento deve ser muito resistente, o que na maioria das vezes resulta num elevado peso da estrutura.

  • Semimonocoque

Este tipo de fuselagem derivada da estrutura monocoque, porém, há a presença de longarinas e reforçadores ao longo da fuselagem, permitindo uma melhor distribuição dos esforços sofridos pela estrutura.

Atualmente este é o tipo de fuselagem mais utilizado nas construções dos aviões.