Os fusíveis são um de muitos tipos de componentes que protegem um circuito elétrico.

Os fusíveis são um dispositivo bastante simples e funcional; contudo, se falha, um fusível precisa ser substituído manualmente.

Se o piloto precisa substituir um fusível, sua atenção se desvia de seus deveres de voo, o que pode representar um risco de segurança.

Por esses motivos, na maioria das aeronaves modernas, os fusíveis foram substituídos por um dispositivo de proteção que pode ser rearmado facilmente e não precisa de substituição.

Muitas aeronaves mais antigas foram construídas com fusíveis e ainda os utilizam, assim como alguns equipamentos especializados em aeronaves modernas.

Contudo, os fusíveis são uma raridade nas aeronaves modernas.

Um fusível é uma tira de metal com um ponto de fusão precisamente calibrado.

Ele é colocado em um circuito em série com a carga de modo que toda a corrente da carga precise passar através do fusível.

A tira de metal é composta de chumbo, chumbo e estanho, estanho e bismuto ou alguma outra liga com baixa temperatura de fusão.

Quando a corrente que flui através de um fusível excede a capacidade deste, a tira de metal derrete e quebra o circuito.

A tira precisa ter baixa resistência, mas também derreter a uma temperatura relativamente baixa.

Quando derrete, a tira não deve emitir um vapor ou gás ou criar outros riscos em potencial; assim, a tira do fusível normalmente fica envolta em uma carcaça selada.

O metal ou liga usado também deve ser do tipo que reduz a tendência ao arqueamento.

Os fusíveis normalmente ficam envoltos em um vidro ou algum outro material isolante resistente ao calor para impedir que um arco cause danos aos equipamentos elétricos ou outras peças do avião.

Os fusíveis usados na aeronave são classificados mecanicamente como cartucho, de encaixar e tipo clipe, apesar de outros fusíveis especializados poderem ser utilizados em algumas aeronaves.

Todos esses tipos são fáceis de inspecionar, remover e substituir.

A Figura mostra alguns fusíveis típicos.

Durante o voo, os fusíveis sobressalentes devem estar acessíveis para o piloto para que ele possa substituir qualquer um que possa ter falhado acidentalmente.

As regulamentações de voo da FAA estipulam para que cada tipo de fusível usado em uma aeronave, os fusíveis de sobressalentes devem ser o maior entre 50% do número daquele tipo ou um.

Assim, se os circuitos de uma aeronave usam quatro fusíveis de 20 A, cinco fusíveis de 10 A e um fusível de 30 A, deve haver pelo menos dois fusíveis sobressalentes de 20 A, três de 10 A e um de 30 A.

Esses fusíveis sobressalentes são necessários apenas para os voos sob a Federal Air Regulation parte 91; contudo, durante qualquer inspeção de uma aeronave, aconselha-se a confirmar o número apropriado de fusíveis sobressalentes e sua localização.

Fusíveis típicos.

Um limitador de corrente é basicamente um fusível lento.

Ou seja, quando o circuito se sobrecarrega, há um breve atraso entre o derretimento da ligação metálica e a desconexão do circuito.

A ligação de metal fusível é feita de cobre, que tem um ponto de fusão maior do que as ligas utilizadas em outros tipos de fusíveis.

O limitador de corrente suporta mais do que sua capacidade nominal e também transporta uma sobrecarga pesada por um breve período de tempo.

Ele é projetado para ser utilizado em circuitos de alta potência, nos quais as cargas podem ocorrer em durações tão breves que não danificarão o circuito ou o equipamento.

A capacidade de um limitador de corrente para qualquer circuito é selecionada de modo que o limitador de corrente sempre interrompa o circuito antes que uma sobrecarga tenha tempo para causar danos.

A Figura mostra os limitadores de corrente.

Em muitas aeronaves, os limitadores de corrente são usados para a proteção de circuitos de alta corrente, como a potência de saída do alternador.

Por exemplo, uma aeronave que emprega um alternador de 150 A pode ter um limitador de corrente projetado para se abrir a 151 A ou mais.

Esse circuito representa um risco de incêndio extremo devido ao fluxo de alta corrente, então é fundamental garantir que qualquer situação de sobrecorrente leva a uma desconexão imediata.

O limitador de corrente desconecta o circuito quando necessário; contudo, o limitador de corrente não pode ser substituído durante o voo.

A maioria dos limitadores normalmente seria substituída por um técnico, não pelo piloto.

Em geral, os limitadores de corrente ficam localizados em áreas da aeronave que somente podem ser acessadas
quando esta está no solo.

Limitadores de corrente típicos.