O IDG é a última palavra em termos de meios de produzir energia elétrica ca.

Como ilustrado na Figura Abaixo, o IDG contém o gerador e o CSD em uma unidade.

Esse conceito ajuda a reduzir o peso e o tamanho do sistema tradicional de duas unidades.

O CSD, que contém unidades de compensação hidráulicas e um conjunto diferencial, converte o rpm do motor variável em ve- locidade de entrada do alternador de 12.000 rpm.

Os alternadores mais antigos normalmente rodam a 8.000 a 9.000 rpm.

O aumento de 30% na velocidade do alternador, junto com características de arrefecimento melhoradas, permite a redução no tamanho do alternador sem redução na potência de saída.

Um gerador de acionamento integrado. (Sundstrand Corporation.)
Um gerador de acionamento integrado (IDG), uma flange de fixação e um anel de ligação/separa- ção rápida (QAD). (Sundstrand Corporation.)

O IDG usado em muitas aeronaves Boeing 757 é produzido pela Sundstrand Corporation.

Essa unidade é capaz de produzir 90 quilovolt-ampères (kVA) continuamente, 112,5 kVA para uma sobrecarga de 5 minutos e 150 kVA para uma sobrecarga de 5 segundos.

A tensão de saída é de 120 Vca a 400 Hz. A Figura Abaixo mostra esse IDG.

Saída de gerador CA por aeronave e ano

Três subconjuntos elétricos compõem a porção do gera- dor (alternador) do IDG: o gerador de ímã permanente (PMG), o conjunto de gerador excitador e retificador e o gerador principal. Esse gerador (alternador) opera da mesma maneira que o PMG descrito anteriormente.

Uma tendência no projeto de aeronaves de transporte exige a produção de mais energia elétrica.

As aeronaves mais novas costumam ser chamadas de “o avião mais elétrico“, pois muitos dos sistemas hidráulicos e pneumáticos foram convertidos para operar usando eletricidade.

Muitas pessoas considerar o Boeing B-727 como o início da era moderna do transporte aéreo.

Essa aeronave empregava geradores CA com saída de 40 kVA (kVa significa quilovolt-ampères e é uma medida da saída de potên- cia semelhante ao watt).

Com o desenvolvimento dos sistemas elétricos e das aeronaves, a saída de um gerador CA típico foi aumentando.

A Figura Acima mostra um cronograma comparando aeronaves e a saída de seus geradores CA sem escovas.

Como vemos, os geradores de aeronaves modernas têm saídas de potência muito maiores do que as unidades anteriores.

Também é preciso observar que além de usar geradores de alta potência, as aeronaves modernas da categoria de transporte também utilizam mais geradores do que as aeronaves anteriores.